Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Sei crédito CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Sala do Empreendedor de Porto Alegre ganhará novo espaço e serviços integrados

A implementação resulta da parceria entre Sebrae RS, JucisRS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre e será assinada em 20/12

atualizado em: 20/12/19

Da Redação

COMPARTILHE

Os empreendedores da capital gaúcha contarão, em 2020, com um novo e amplo espaço para atendimento ágil e desburocratizado de suas demandas ligadas à rotina empresarial. Com a assinatura do termo de cooperação técnica, realizado nesta sexta-feira, 20 de dezembro, entre o Sebrae RS, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e a Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala do Empreendedor passará a funcionar no saguão da JucisRS (Av. Júlio de Castilhos, 120 – Centro Histórico) e com a vantagem de reunir em único ambiente os serviços que o empresário necessita.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, quando o poder público se mobiliza para tornar o ambiente legal mais favorável ao empreendedorismo, demonstra entendimento da importância dos pequenos negócios para a geração de emprego e renda, e o progresso das localidades das quais fazem parte. “Para terem uma ideia, as micro e pequenas empresas representam cerca de 99% das empresas do país, 27% do produto interno bruto, e 54% dos empregos formais”, disse.  

Sala do Empreendedor de Porto Alegre ganhará novo espaço e serviços integrados

O dirigente destacou, ainda, que o Sebrae RS, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), desenvolveu um processo de certificação para as salas do empreendedor do Rio Grande do Sul, com o objetivo de reconhecer os esforços dos serviços prestados e para estimular que ofereçam um atendimento mais qualificado aos empreendedores locais. “Atualmente, existem 111 salas do empreendedor no estado e 88 delas participaram do processo de certificação. A sala do empreendedor de Porto Alegre foi reconhecida com o selo bronze, porém, no próximo ciclo de avaliações, queremos entregar o selo ouro para Porto Alegre. lanço aqui esse desafio a todos os parceiros envolvidos”, acrescentou. Na nova Sala do Empreendedor os atendimentos estarão unificados e o empreendedor poderá tirar as suas dúvidas em um único local onde haverá servidores das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente e da Vigilância, já integradas com a JucisRS, através da Redesimples.

Atualmente, a Sala do Empreendedor funciona na Av. Borges de Medeiros, 2244 – segundo andar, mas quando concluída readequação do novo espaço, será transferida para o mesmo prédio onde se encontra a JucisRS. O prefeito municipal de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, disse que o número de alvarás expedidos na capital triplicou entre 2017 e 2019, e o tempo médio para abertura de empresas caiu de 40 para 10 dias, ou até mesmo 24 horas, dependendo da tipologia da empresa, quando considerada de baixo risco. “Temos que fortalecer e facilitar a vida dos empreendedores que procuram a Sala do Empreendedor, porque eles querem abrir ou formalizar seus negócios, e isso significa geração de emprego e renda para Porto Alegre. Nossa homenagem e reconhecimento a esses empresários”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Macedo Cidade, está entusiasmado com a iniciativa. “Isso complementa o ciclo que faltava em Porto Alegre, ter em um único lugar todas as ferramentas para o empreendedor”. Ele considera que, além de dar mais qualidade na prestação do serviço, estimula o desenvolvimento e a abertura de novos negócios. O secretário lembra ainda que a Sala atual, mesmo sem oferecer a integração, já traz bons resultados em investimentos. “Queremos que a Sala do Empreendedor de Porto Alegre seja referência para as demais no Estado”.

“Otimizando espaço disponível no prédio da Junta Comercial, tradicional endereço da área empresarial da cidade e do Estado, a junção de esforços permitirá uma melhor localização, melhor estrutura e qualidade de atendimentos a todos os empreendedores de Porto Alegre”, afirmou o presidente da JucisRS, Flávio Koch. “Com recursos originários da Junta Comercial, o apoio no projeto arquitetônico e na qualificação técnica do Sebrae e a equipe da Prefeitura de Porto Alegre, pretende-se criar um ambiente produtivo e de fácil acesso aos serviços necessários para a criação de empresas”, complementa. Koch informa que junto a esses parceiros, também haverá um espaço do BANRISUL para oferecer orientação e créditos aos interessados.

Sala do Empreendedor de Porto Alegre ganhará novo espaço e serviços integrados 1

 

O que são as Salas do Empreendedor

São locais mantidos pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e Vigilância Sanitária, por exemplo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

05 de Agosto de 2020

Frederico Westphalen realiza pesquisa de satisfação da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

05 de Agosto de 2020

Levantamento do Sebrae RS mostra o perfil das cidades gaúchas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 05/08/2020 09:45

Sebrae-RS inaugura novo Espaço de Negócios em Santa Cruz do Sul

Sebrae RS Podcast 03/08/2020 09:45

Sebrae-RS promove webinar para desmistificar processo de franquear micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: