Mais buscados: Mei crEdito sei boas práticas CONSULTORIA
Da Redação
Os empreendedores da capital gaúcha contarão, em 2020, com um novo e amplo espaço para atendimento ágil e desburocratizado de suas demandas ligadas à rotina empresarial. Com a assinatura do termo de cooperação técnica, realizado nesta sexta-feira, 20 de dezembro, entre o Sebrae RS, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) e a Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala do Empreendedor passará a funcionar no saguão da JucisRS (Av. Júlio de Castilhos, 120 – Centro Histórico) e com a vantagem de reunir em único ambiente os serviços que o empresário necessita.
Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, quando o poder público se mobiliza para tornar o ambiente legal mais favorável ao empreendedorismo, demonstra entendimento da importância dos pequenos negócios para a geração de emprego e renda, e o progresso das localidades das quais fazem parte. “Para terem uma ideia, as micro e pequenas empresas representam cerca de 99% das empresas do país, 27% do produto interno bruto, e 54% dos empregos formais”, disse.
O dirigente destacou, ainda, que o Sebrae RS, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), desenvolveu um processo de certificação para as salas do empreendedor do Rio Grande do Sul, com o objetivo de reconhecer os esforços dos serviços prestados e para estimular que ofereçam um atendimento mais qualificado aos empreendedores locais. “Atualmente, existem 111 salas do empreendedor no estado e 88 delas participaram do processo de certificação. A sala do empreendedor de Porto Alegre foi reconhecida com o selo bronze, porém, no próximo ciclo de avaliações, queremos entregar o selo ouro para Porto Alegre. lanço aqui esse desafio a todos os parceiros envolvidos”, acrescentou. Na nova Sala do Empreendedor os atendimentos estarão unificados e o empreendedor poderá tirar as suas dúvidas em um único local onde haverá servidores das secretarias da Fazenda, Meio Ambiente e da Vigilância, já integradas com a JucisRS, através da Redesimples.
Atualmente, a Sala do Empreendedor funciona na Av. Borges de Medeiros, 2244 – segundo andar, mas quando concluída readequação do novo espaço, será transferida para o mesmo prédio onde se encontra a JucisRS. O prefeito municipal de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, disse que o número de alvarás expedidos na capital triplicou entre 2017 e 2019, e o tempo médio para abertura de empresas caiu de 40 para 10 dias, ou até mesmo 24 horas, dependendo da tipologia da empresa, quando considerada de baixo risco. “Temos que fortalecer e facilitar a vida dos empreendedores que procuram a Sala do Empreendedor, porque eles querem abrir ou formalizar seus negócios, e isso significa geração de emprego e renda para Porto Alegre. Nossa homenagem e reconhecimento a esses empresários”.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Macedo Cidade, está entusiasmado com a iniciativa. “Isso complementa o ciclo que faltava em Porto Alegre, ter em um único lugar todas as ferramentas para o empreendedor”. Ele considera que, além de dar mais qualidade na prestação do serviço, estimula o desenvolvimento e a abertura de novos negócios. O secretário lembra ainda que a Sala atual, mesmo sem oferecer a integração, já traz bons resultados em investimentos. “Queremos que a Sala do Empreendedor de Porto Alegre seja referência para as demais no Estado”.
“Otimizando espaço disponível no prédio da Junta Comercial, tradicional endereço da área empresarial da cidade e do Estado, a junção de esforços permitirá uma melhor localização, melhor estrutura e qualidade de atendimentos a todos os empreendedores de Porto Alegre”, afirmou o presidente da JucisRS, Flávio Koch. “Com recursos originários da Junta Comercial, o apoio no projeto arquitetônico e na qualificação técnica do Sebrae e a equipe da Prefeitura de Porto Alegre, pretende-se criar um ambiente produtivo e de fácil acesso aos serviços necessários para a criação de empresas”, complementa. Koch informa que junto a esses parceiros, também haverá um espaço do BANRISUL para oferecer orientação e créditos aos interessados.
O que são as Salas do Empreendedor
São locais mantidos pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda e Vigilância Sanitária, por exemplo.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Notícias
11 de Setembro de 2024Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAIS09 de Setembro de 2024
Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.