Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Quem visitar o Salão do Empreendedor, na 40º Expointer, poderá conhecer os processos da produção da ovinocultura e ter uma visão prática da cadeia produtiva a partir da apresentação dos seus principais produtos: carne e lã. O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com a Fecomércio/Senac-RS, o SENAI-RS e a Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. O Salão do Empreendedor fica no Pavilhão Internacional e todas as atividades são gratuitas.
O Rio Grande do Sul é responsável por, aproximadamente, 94% da lã produzida no Brasil. Os municípios de Santana do Livramento, Alegrete e Quaraí são os que concentram os maiores rebanhos de ovinos. Voltado ao mercado da lã, o espaço da ovinocultura estará preparado para receber visitantes e produtores demonstrando um pouco desta cadeia de produção. Os materiais produzidos com pura lã, principalmente roupas, são, em média, quatro vezes mais caros que os produzidos com tecidos sintéticos. O Salão do Empreendedor quer mostrar ao consumidor quais as diferenças na qualidade desses produtos.
O público será convidado a conhecer as fases do tratamento da lã, desde o material cru até o resultado final, que serão exemplificados na feira através das principais etapas para confecção de um traje masculino pura lã. Será mostrada a lã suja, ou seja, diretamente saída da tosquia, sem tratamento. Em seguida, a lã limpa e o processo de fiação com os novelos refinados. Na sequência, os visitantes verão o tecido pronto para montagem e, ao final, será apresentado um traje masculino pronto. Para o produtor, o espaço oferecerá também informações sobre as raças ideais para a obtenção da melhor lã, dados sobre o mercado e informações técnicas para melhoria ou implantação do negócio.
Sobre o Salão do Empreendedor
Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.