Mais buscados: Mei crEdito sei boas práticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – O público da 40º Expointer contará com um ambiente voltado ao mercado do mel e à criação de novos negócios na apicultura. O espaço é uma das atrações do Salão do Empreendedor, uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac-RS e Senai-RS, e apoio da Embrapa. A feira acontece entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
O Brasil é o 8º maior exportador de mel do mundo. Segundo a Associação Brasileira de Exportadores de Mel, em 2016 o País exportou mais de 22 milhões de quilos do produto, e até junho deste ano, já soma 15 milhões de quilos enviados para países como Estados Unidos, Canadá e Alemanha. Destacando esse mercado promissor e rentável, o Salão do Empreendedor vai oferecer um espaço onde os futuros produtores poderão vivenciar a apicultura e receber orientações sobre como implantar uma empresa. O local contará com uma estrutura completa com equipamentos para demonstração de todos os processos que envolvem a apicultura. Com a ajuda de protótipos que simulam um apiário, o visitante aprenderá como realizar corretamente a extração de mel sem danificar a colmeia, qual a melhor maneira de fazer a transferência do produto e o envase adequado. O produtor será orientado sobre técnicas de boas práticas apícolas e um panorama do mercado: atacado, varejo, diversidade de produtos e certificações.
Serão oferecidas, gratuitamente, palestras e dicas com dados sobre o mercado da apicultura no Brasil, como começar a investir e as principais áreas de consumo do mel, como a Indústria de Panificação, Exportação, Indústria Farmacêutica, Cosméticos, Indústria de Laticínios e Compras Governamentais.
Sobre o Salão do Empreendedor
Pelo segundo ano na Expointer, considerada uma das principais do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor terá sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e derivados e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estarão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.