Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Produtos desenvolvidos com novos materiais, processos de produção com menor impacto no meio ambiente, reutilização, economia circular e economia de energia. Estes são alguns dos principais legados deixados pelo Salão do Móvel de Milão. Considerada a maior feira do setor moveleiro no mundo, o evento este ano trouxe a importância e o impacto da sustentabilidade nas tecnologias e no comportamento do consumidor.
As tendências e boas práticas que ditam o mercado foram conferidas em primeira mão por um grupo de 15 empreendedores gaúchos que participaram de imersão organizada pelo Sebrae RS em parceria com a Movergs, Sindmóveis, e com a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCIRS). “A tecnologia e o mobiliário se fundem para criarem soluções inteligentes, úteis e adaptáveis ao aspecto de vida cotidiana. Os espaços deixam de ter limites. O espaço doméstico torna-se um escritório temporário e o espaço de trabalho acolhe com hospitalidade”, explica o coordenador Setorial Moveleiro do Sebrae RS, Andrei Carletto.
A imersão oferecida pela organização também contou com uma agenda de visitas técnicas às empresas Riva 1920 e Lissoni & Partners, que são referências internacionais do setor, além de uma visita ao Museu da Kartell – empresa pioneira na fabricação de peças e mobiliários de plástico e que alia design, tecnologia e eficiência produtiva. Na oportunidade, os participantes foram recepcionados para uma visita guiada exclusiva, e conheceram a história da empresa e seus produtos. O grupo de empresários gaúchos também foi recebido pelo Cônsul-Geral do Brasil em Milão, Embaixador Hadil da Rocha-Vianna, em evento exclusivo onde interagiram com atores da cadeia moveleira, incluindo indústria, comércio e serviços e representantes de entidades do segmento.
De Passo Fundo a Milão
Após sete dias na Itália acompanhando de perto as tendências do setor, o empresário João Giacomini, da Giamac Office, de Passo Fundo, afirma que a experiência foi enriquecedora e que vai aproveitar os conhecimentos aprendidos no programa para aplicar em sua empresa. “O contato com uma nova cultura, me trouxe horizontes ampliados e ideias estratégicas para implementação no negócio. A cultura da qualidade extrema é algo que buscamos, e que a partir de agora vai ditar todos os estágios e etapas da empresa. Não tem como evoluirmos sem pensarmos nisso. Seja qualidade no produto, acabamentos e afins, seja qualidade no serviço ofertado ao cliente, atendimento, montagem, pós-venda”, comenta.
A aplicação dos conhecimentos é, inclusive, a próxima missão do grupo, que terá o apoio do Sebrae RS para trazer ao mercado gaúcho o que foi absorvido pelos empreendedores ao longo da viagem. “O objetivo do programa de imersão é apoiar os empresários na implementação de melhorias para alavancar os negócios, a partir dos conhecimentos obtidos”, comenta Carletto.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.