
Mais buscados: MeI crEdito Sei BOAS Praticas consultoria

Da Redação
Santa Maria – O município vai receber um projeto para identificar a qualificação de seus bares e restaurantes quanto à segurança dos alimentos. A novidade faz parte de um projeto-piloto que une Sebrae RS, Universidade Franciscana, Universidade Federal de Santa Maria e Prefeitura Municipal. A iniciativa tem como base o modelo adotado nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e deve ser totalmente implantado em um ano.

Restaurantes vão passar por várias etapas até a classificação.
A primeira ação será uma reunião, no dia 24 de setembro, com os participantes do Projeto Polo Gastronômico na Região Centro do Rio Grande do Sul, promovido pelo Sebrae RS. “No dia, serão apresentados os critérios e a metodologia de classificação para os representantes dos 50 restaurantes que integram o Polo Gastronômico. O objetivo é que os interessados na classificação já façam a adesão para começar o processo de preparação para a avaliação e visitas”, conta o gestor de projetos do Sebrae RS, Carlos Henrique Karsten Junior. É possível se inscrever pelo telefone: (55) 999169709.
A nutricionista Ana Lúcia de Freitas Saccol, que é professora da Universidade Franciscana, foi uma das integrantes do projeto que implantou a categorização em quase 2 mil estabelecimentos durante a Copa do Mundo. Ela explica que a classificação foi feita no Brasil em três categorias. “A nota A é a melhor classificação, concedida para os locais com poucas ou quase nenhuma falha. A nota B é dada para aqueles que tiverem menos adequações que os anteriores, mas que não têm impacto para a saúde. Mesmo os de nota C, embora tenham mais falhas, ainda são considerados aceitáveis de acordo com os critérios da Anvisa”, detalha.
A análise parte de um roteiro, que é uma espécie de check list, com 51 itens, para os quais são atribuídos uma pontuação diferente com base no risco sanitário. Por exemplo, itens como falta de controle de temperatura, falha nos procedimentos de higienização e maus hábitos dos manipuladores podem comprometer o estabelecimento.
Os restaurantes passarão por diversas etapas até a divulgação final das classificações. Inicialmente, eles precisam aderir ao projeto e fazer uma autoavaliação. Depois, passam por uma inspeção que vai apontar o que está bem e o que precisa melhorar. Após um período destinado às adequações, será realizada uma nova avaliação para então definir as categorias de cada restaurante analisado. “A meta é termos 60 estabelecimentos de Santa Maria listados até agosto de 2019. Acredito que o projeto terá continuidade no município e possa motivar outras localidades a também implantá-lo”, informa Ana Lúcia.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
05 de Dezembro de 2025Sebrae RS consolida protagonismo no ecossistema de inovação e impacta mais de 2 mil pessoas em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.