
Mais buscados: mEI CREDITO SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação
Um dos símbolos mais tradicionais do Pampa Gaúcho, Sant’Ana do Livramento é uma das primeiras cidades gaúchas a ter o seu Ecossistema Local de Inovação (ELI) documentado em um trabalho inédito desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com a Impact Hub. Disponível de forma online, as “narrativas” compõem um documento contando a história do Município e suas perspectivas valiosas sobre como o ambiente se tornou colaborativo ao longo dos anos. O material leva em conta alguns dos principais indicadores sociais, econômicos e demográficos da cidade, que tem como objetivo ser mais uma ferramenta estratégica de uso público para a melhor tomada de decisões dos diferentes atores sociais que atuam nas regiões.
A iniciativa é mais um exemplo da atuação do Sebrae RS no que diz respeito ao fomento da inovação como uma de suas principais diretrizes, reforçada de forma especial ao longo dos últimos dois anos, com a criação de sua marca própria SebraeX. Até o mês de novembro serão incluídos os municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
De acordo com a analista da Gerência de Inovação (GI) do Sebrae RS, Natalia Canever, a consolidação do ELI em cidades como Sant’Ana do Livramento é algo que ocorre de forma alinhada ao movimento que o Estado tem experimentado ao longo dos últimos anos. “O Rio Grande do Sul tem vivido um período fértil para o fortalecimento da cultura de inovação nos mais diferentes nichos de mercado e regiões, seja pela concentração de eventos e ações conectadas ou pela sinergia entre os atores sociais, que estão cada vez mais próximos”, explica.
O trabalho toma como ponto de partida o conceito de ecossistema no âmbito do empreendedorismo. O termo faz referência à rede interconectada de quatro grandes grupos sociais e econômicos que compõem as comunidades e colaboram para promover o desenvolvimento econômico e a inovação de uma região: empresas, instituições de ensino, governo e sociedade civil. Segundo Natalia, o objetivo final da iniciativa proposta pelo Sebrae RS em parceria com a Impact Hub é criar um ambiente cada vez mais propício ao desenvolvimento da inovação e de uma cultura coletiva e, em última análise, criar estruturas, fluxos e processos que favoreçam a geração de novas tecnologias, produtos e serviços para as comunidades, por meio dos ALIs (Agentes Locais de Inovação) dos Ecossistemas.
Um dos alicerces mais importantes para a temática da inovação – a educação – figura como um dos pontos fortes destacados no trabalho. Instituições como Unipampa, UERGS, Urcamp, Udelar e UTEC cumprem um papel fundamental para o fortalecimento do ecossistema, uma vez que são porta de entrada para aqueles que buscam conhecimento técnico. Em contrapartida, a descentralização das ações e dos atores sociais do município é oportunidade a ser mais bem aproveitada na cidade.
Veja em: https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/sebraex-ecossistemas-de-inovacao/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.