Mais buscados: MEi CREDITO Sei Boas Praticas Consultoria
Da Redação
São Borja – Um novo patamar para o desenvolvimento empresarial será alcançado na Região da Campanha, no Rio Grande no Sul, com a integração de São Borja à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES). A cerimônia de oficialização do novo sistema e inauguração da Sala do Empreendedor será realizada na sexta-feira, 4 de março, às 11 horas, na sede da Prefeitura Municipal, localizada na Rua Aparício Mariense, 2751, no Centro.
O SEBRAE e a Junta Comercial (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIMPLES em municípios de todo Estado. Em São Borja, o evento contará com a presença do prefeito Antônio Carlos Rocha (Farelo) Almeida, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais, Antonio Sartori Corin, do técnico de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Marcelo Baranski Feres, e da técnica de Atendimento do SEBRAE/RS em São Borja, Ângela Garcia Figueiredo.
O processo de adesão do município ao sistema começou em setembro do ano passado e a evolução para um formato cada vez mais simplificado deve continuar ao longo de 2016. “Para alcançarmos essa mudança foi necessária até uma alteração na legislação municipal. Antes, o empreendedor precisava ir a nove ou dez vezes na Prefeitura, em locais diferentes, para conseguir solicitar seu registro. Agora, basta ir a um único local, a Sala do Empreendedor, que será inaugurada durante o evento”, compara o técnico do SEBRAE/RS. O espaço foi criado para atender a demanda dos novos empreendimentos e também as necessidades de informações e serviços para micro e pequenas empresas.
O novo sistema representa mais agilidade para os negócios. “No ano passado, eram necessários pelo menos 90 dias para a concessão de um alvará. Após a implantação da REDESIMPLES, esse processo levará até 15 dias”, informa Feres. E deve avançar mais. “Poderemos iniciar uma nova etapa de aperfeiçoamento, com o objetivo de criar o alvará provisório, dispensando a vistoria prévia da vigilância sanitária para os casos de negócios de baixo risco”, explica. Com isso, a concessão do documento seria feita em até cinco dias. A meta é implantar a medida ainda este ano.
A REDESIMPLES
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Julho de 2025Salas do Empreendedor da Região Noroeste superam 33 mil atendimentos no 1º semestre de 2025
SAIBA MAIS17 de Julho de 2025
Sebrae RS lança programa para impulsionar vendas de startups no estado
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.