Mais buscados: Mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
Para apresentar parte dos resultados do trabalho que é realizado desde 2020 por meio do programa Cidade Empreendedora, a prefeitura de São José do Norte e o Sebrae RS promoveram uma live sobre compras públicas, na noite do dia 30 de novembro. Participaram da atividade, transmitida via Facebook, a prefeita Fabiany Zogbi Roig, o representante do setor de compras e licitações da Prefeitura Ademilton Higino da Silva Júnior, o gestor do programa Cidade Empreendedora Fabricio Burkert e o consultor do Sebrae RS Lourenço Mayer.
Além de explicar sobre a finalização do Plano Municipal de Compras para 2022, o evento deu detalhes sobre como os empreendedores locais podem buscar mais informações e orientações sobre as compras realizadas pelo Município. Um dos objetivos do Cidade Empreendedora, parceria da Prefeitura com o Sebrae RS, é incentivar a maior participação de negócios locais nos processos de licitações e compras municipais.
“Cada vez mais queremos que os empreendedores locais possam vender para a prefeitura, pois também é uma forma de fomentar a nossa economia, de fazer com que o dinheiro que arrecadamos dos impostos e tudo que a prefeitura dispõe e necessita seja comprado na própria cidade. Através do eixo de compras públicas, nosso objetivo é qualificar esses empreendedores a participarem das licitações”, afirmou a prefeita durante a live.
Lourenço Mayer apresentou dados sobre o aumento da participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de São José do Norte nas compras municipais nos últimos dois anos. Em 2019, 13,3% das compras foram feitas das MPEs locais. Percentual que, em 2020, cresceu para 18,7%. O consultor do Sebrae destacou que o lançamento do Plano Municipal de Compras é uma oportunidade para os empreendedores locais se capacitarem e estarem preparados para participar desses processos em 2022.
“Quando falamos em compras governamentais falamos em um mercado de mais de R$ 400 bilhões, englobando todas as esferas, desde órgãos federais aos municipais. É um mercado bilionário, que compra de tudo. Fizemos uma pesquisa com empreendedores locais de São José do Norte para saber por que não participam desses processos e as respostas, que são semelhantes a de outros municípios, foram desconhecimento dos trâmites e procedimentos legais, não saber como funcionam essas compras de órgãos públicos e, muitas vezes, não dominar o sistema que a prefeitura utiliza nos pregões. Com os anos, vemos que as empresas estão olhando para esse mercado e começam a se especializar. Esse é mais um mercado, é mais uma possibilidade que se tem e só depende de uma capacitação para entender o processo e participar”, explicou Mayer.
Para mudar essa realidade do desconhecimento de trâmites legais, Prefeitura e Sebrae RS, através do programa Cidade Empreendedora, oferecerão capacitações sobre compras públicas aos empresários locais no próximo ano. Deverá ser realizado um seminário de oportunidades, no qual a prefeitura apresentará o planejamento das compras e como participar. Além disso, a Sala do Empreendedor também é um espaço onde os empresários interessados em conhecer e participar das licitações ou compras municipais podem buscar orientações.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.