Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Leopoldo inicia tratativas para aderir ao Tudo Fácil Empresas

Município investe na desburocratização e agilização de processos para incentivar a abertura de novos negócios

atualizado em: 25/02/22

Da Redação

COMPARTILHE

O estímulo ao ambiente empreendedor deve ganhar reforço nos próximos dias em São Leopoldo. A prefeitura iniciou as tratativas com o governo do Estado para a instalação do programa Tudo Fácil Empresas na cidade. Esse será mais um passo visando a desburocratização, eixo que vem sendo trabalhado desde agosto do ano passado por meio do programa Cidade Empreendedora, parceria do Poder Público com o Sebrae RS.

“Há sete meses estamos fazendo um forte trabalho no intuito de desburocratizar processos em São Leopoldo. Com as ações do Cidade Empreendedora que implementamos aqui, buscamos diminuir a burocracia, simplificar nossos sistemas e agilizar a emissão de alvarás e licenças. O Tudo Fácil Empresas será mais um importante vetor nesse nosso objetivo de fomentar o empreendedorismo”, destaca o coordenador local do Cidade Empreendedora e da Sala do Empreendedor, Maurício Prass.

O prefeito Ary Vanazzi esteve reunido com o coordenador do DescomplicaRS, Thomás Holmer, e a presidenta da Junta Comercial e Industrial do RS (JucisRS), Lauren Momback, neste mês de fevereiro para entender sobre o funcionamento do programa. Agora, o município começa a trabalhar nos preparativos necessários para a instalação do Tudo Fácil Empresas.

O Tudo Fácil Empresas é uma plataforma digital disponibilizada pelo governo do Estado, em parceria com o Descomplica RS, JucisRS e Sebrae RS, que conta com todos os serviços que o empreendedor precisa para abrir uma empresa. Com o sistema, o prazo para abertura de novos negócios, quando não há nenhum entrave, cai de 10 dias para 10 minutos. No Estado, apenas Porto Alegre já conta com o sistema disponível. Agora o governo vai trabalhar para que as 20 cidades com maior emissão de CNPJs também possam aderir e São Leopoldo é uma delas.

O projeto é um avanço no sistema Integrador Estadual da JucisRS no ambiente da RedeSim. Um dos passos essenciais para ajudar na desburocratização e agilização dos processos através do Tudo Fácil Empresas é rever as atividades consideradas de baixo risco, que são dispensadas de alvarás e licenças. São Leopoldo já trabalha na revisão das suas tabelas de classificação de risco dessas atividades por meio do programa Cidade Empreendedora. Esse também será mais um importante avanço que o município fará para estimular o empreendedorismo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Janeiro de 2025

Dez empresas participam de imersão do Sebrae RS no Salão do Móvel de Milão, na Itália

SAIBA MAIS

 

17 de Janeiro de 2025

Município de Condor finaliza primeiro ciclo do Cidade Empreendedora

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/12/2024 10:30

Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: