Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Para facilitar a certificação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) das micro e pequenas empresas (MPE), o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançaram nessa terça-feira, dia 19, a ABNT NBR ISO 14005. A norma orienta os empreendimentos durante o processo de implementação dos requisitos previstos na ABNT NBR ISO 14001, para a prática do SGA. O documento foi lançado no Espaço Sebrae de Educação, no Parque do Flamengo, na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
“A nossa meta é introduzir no dia a dia das MPEs uma agenda conectada com as atuais exigências do mercado, principalmente no que diz respeito à certificação e mudanças tecnológicas. Quem é sustentável se destaca nos negócios”, enfatizou Luiz Barretto, presidente do Sebrae.
Apesar de não ser obrigatória, a adesão às normas técnicas traz para as empresas vantagens competitivas no mercado, devido à preferência dos compradores por fornecedores que adotam práticas de gestão ambiental. “Assim como muitas grandes empresas e governos já exigem dos fornecedores a certificação dos sistemas de gestão da qualidade, com base na ABNT NBR ISO 9001, prevê-se que também será exigida a certificação de sistemas de gestão ambiental com base na ABNT NBR ISO 14001”, ressalta Carlos Santos Amorim Júnior, diretor de relações externas da ABNT.
O empresário alagoano Nairon Monteiro, fabricante de móveis sob medida, foi o primeiro a obter a certificação. Participante da Comissão de Estudo de Sistemas de Gestão Ambiental da ABNT, ele atesta o ISO como uma diferencial em seus negócios. No mercado desde 1993, Nairon usa madeira de reflorestamento de eucalipto em seus produtos e faz a segregação interna da matéria-prima, como as sobras das chapas, as latas de solventes e as colas. “É gratificante ter o trabalho reconhecido. É uma prova de que estamos no caminho certo. Essa certificação fará a nossa empresa conquistar outros mercados”.
Reconhecida internacionalmente, a ABNT NBR ISO 14005 é comercializada pela ABNT por R$ 164,70, sendo que para adquirir essa norma as micro e pequenas empresas pagarão apenas um terço desse valor, R$ 54,90. O restante será custeado pelo Sebrae e ABNT. A parceria entre as duas instituições foi formalizada em 2010 com um convênio para a disseminação de normas técnicas para o segmento. Mas, desde 2007, as instituições promovem capacitações e sensibilizam os pequenos negócios com o objetivo de aumentar a competitividade por meio do uso de normas técnicas como fator de inovação.
O governo já anunciou que, a partir da Rio+20, as compras públicas serão feitas, preferencialmente, de empresas sustentáveis. O projeto de Lei (PLS 5/2011) inclui a sustentabilidade como critério de desempate nas aquisições governamentais de bens e produtos. Atualmente, a matéria está em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.
Siga o SEBRAE RS
11 de Setembro de 2024
Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.