Mais buscados: MeI Credito SEI boas Praticas Consultoria
Da Redação
Empreendedores e contabilistas de Não-Me-Toque participaram de um evento que apresentou avanços significativos em digitalização, desburocratização e compras públicas, promovidos pelo projeto Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae-RS em parceria com a gestão municipal.
O encontro, realizado em conjunto com a Junta Comercial do Estado, destacou a modernização dos processos de licenciamento e registro de empresas no município. A principal novidade foi a adoção do módulo integrador da REDESIM do Rio Grande do Sul, permitindo que os licenciamentos sejam feitos de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de processos físicos e acelerando a abertura de novos negócios.
Durante o evento, o coordenador da REDESIM no estado, Silvio Ramão, apresentou o funcionamento do módulo de licenciamento de empresas e do Tudo Fácil Empresa, um sistema que permite o registro de atividades de baixo risco em menos de 10 minutos. Essa ferramenta possibilita que empreendedores obtenham suas licenças de forma imediata, sem precisar se deslocar até os órgãos públicos.
Além dos avanços tecnológicos, o prefeito Gilson dos Santos ressaltou o impacto positivo do programa Cidade Empreendedora. Nos últimos três anos, a iniciativa trouxe melhorias expressivas, como o desenvolvimento do plano de compras públicas e a criação de um manual de contratações públicas, facilitando o acesso de empresários locais a oportunidades no setor público. “As compras públicas são uma ferramenta fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico do município. Nosso objetivo é garantir que cada vez mais empreendedores locais possam participar desse processo e crescer junto com a cidade”, afirmou o prefeito.
O Secretário de Finanças, Fernando Alberton, enfatizou a importância de sensibilizar os empreendedores para aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo município. Com a transparência sobre as demandas da administração pública, os empresários locais podem se preparar antecipadamente para participar dos processos licitatórios. E com a elaboração do Plano Anual de Contratações, os empresários terão acesso antecipado às demandas da administração pública. “Essa previsibilidade permite que o empreendedor se organize melhor, se prepare e participe de forma mais estratégica das compras públicas, aproveitando uma fatia importante do mercado governamental”, destacou o consultor do Sebrae responsável pela metodologia no município, Wilson Augusto Fonseca.
Atualmente, Não-Me-Toque está concluindo o primeiro ciclo do programa Cidade Empreendedora, com os avanços já implementados e novos aprimoramentos em andamento, a parceria entre o Sebrae e a gestão municipal reforça o compromisso de tornar Não-Me-Toque um modelo de ambiente favorável ao empreendedorismo.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Abril de 2025Blockchain de vinhos gaúchos é apresentada no South Summit Brazil
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Varejo do futuro, loja física e insights da NRF são destaques na nova temporada do Plano de Voo
Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.