Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI SEI credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae e prefeitura de Barra do Ribeiro lançam o Programa Cidade Empreendedora

Iniciativa será alicerçada por ações que iram trabalhar a melhoria do ambiente empreendedor

atualizado em: 17/09/21

Da Redação

COMPARTILHE

Barra do Ribeiro deu um passo histórico no que diz respeito ao fortalecimento das empresas e da cadeia produtiva local neste mês de setembro ao passar a integrar o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa, desenvolvida por meio de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, busca engajar e qualificar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades.

 

O lançamento oficial do programa ocorreu no último dia 9 de setembro, em cerimônia realizada na fábrica de gaiteiro do artista tradicionalista Renato Borghetti. De acordo com o analista de articulação territorial do Sebrae RS, Fabrício Burkert, ainda este mês será elaborado o cronograma de ações com definição de prioridades e planejamento de atividades iniciais, respeitando as demandas e os aspectos econômicos e sociais da cidade.

 

‘‘Nossa expectativa é a melhor possível. Precisamos de capacitação em alguns setores estratégicos neste momento e o programa deverá atender às empresas neste sentido’’, avalia o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Desporto e Lazer, Carlos Rutkoski. Segundo ele, o segmento de turismo – Barra do Ribeiro integra a chamada Costa Doce – deverá ser um ponto de destaque.

 

O município concentra na produção de lavouras e no comércio varejista a maior fatia do mercado no que tange a participação de empresas locais. Estes nichos são seguidos por atividades empreendedoras em áreas secundárias, como a indústria de transformação e o setor de serviços. Além disso, a ótima localização nas proximidades da BR 116, do Lago Guaíba e da Lagoa do Patos, são outras vantagens competitivas para o fomento de negócios em nível regional.

 

Desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora conta com quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. No primeiro eixo, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

 

De olho em novas oportunidades, em Barra do Ribeiro a visão empreendedora dos agentes públicos foi além, e o município contará ainda com três eixos complementares: Inspeção municipal, Turismo e Valorização das Empresas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

07 de Dezembro de 2021

Parceria Sebrae RS e PUCRS favorece desenvolvimento de competências empreendedoras

SAIBA MAIS

 

07 de Dezembro de 2021

Plataforma green destaca Reserve4me no mercado de startups

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2021 11:30

Seminário Internacional ConheCer está com as inscrições abertas

Sebrae RS Podcast 01/09/2021 18:00

Sebrae RS apresenta mais uma edição da batalha de startups, no Insight Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: