
Mais buscados: mei credito sei Boas praticas consultoria

Da Redação
No primeiro semestre de 2025, a Sala do Empreendedor de Carazinho já realizou mais de 10 mil atendimentos, reforçando o apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais.
Nos dias 24 e 25 de agosto, o município de Carazinho realizou um curso de capacitação em Compras Públicas, voltado a empreendedores locais interessados em participar de processos licitatórios. A iniciativa integra as ações do programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae RS, que busca fortalecer o ambiente de negócios e impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
As Compras Públicas representam um mercado de grande potencial, mas ainda pouco explorado pelas micro e pequenas empresas (MPEs). Estimativas apontam que apenas 2% das empresas ativas no Brasil fornecem para este segmento, apesar da dimensão do mercado. Para mudar esse cenário, Carazinho, por meio do Cidade Empreendedora, vem realizando uma série de ações estruturantes. Entre elas estão a capacitação de servidores públicos, a elaboração do Plano Anual de Compras, que permite às empresas se prepararem com antecedência para os processos licitatórios, e a divulgação de editais pela Sala do Empreendedor, que também orienta empresários e esclarece dúvidas.
Somente no primeiro semestre deste ano, a Sala do Empreendedor de Carazinho já realizou mais de 10 mil atendimentos, reforçando o compromisso de apoiar quem deseja empreender e crescer.
O curso realizado em agosto foi direcionado a empresários que desejam se preparar melhor para as licitações, oferecendo conhecimentos sobre normas legais, funcionamento dos sistemas eletrônicos e práticas para aumentar a competitividade.
Segundo Euclides, Gestor de Políticas Públicas do Sebrae, o objetivo é aproximar empresários do poder público e valorizar o papel das MPEs no desenvolvimento regional: “Por meio de suas ações, o projeto Cidade Empreendedora, desenvolvido em Carazinho, tem como objetivo organizar o ambiente público e aproximar empresários do poder público, valorizando o papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico e social. Ao participar das licitações, essas empresas movimentam a economia local, geram empregos e fortalecem a cadeia produtiva do município”, destacou.
Na avaliação de Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, iniciativas como essa ampliam horizontes e oportunidades: “Proporcionar desenvolvimento através das compras públicas locais é um dos grandes vetores de crescimento para uma comunidade que avança. Nesta última parceria em que qualificamos os empreendedores de Carazinho para atender esse grande mercado, não apenas a nível local mas também estadual e nacional, promovemos a busca de mercados que tradicionalmente alguns empreendedores não alcançariam.”
A atuação conjunta do Sebrae RS e da Prefeitura Municipal evidencia que a qualificação dos empreendedores e o fortalecimento do acesso às Compras Públicas representam passos concretos para um crescimento econômico sustentável, inclusivo e inovador no município. Nesse contexto, o Cidade Empreendedora vem se consolidando em Carazinho como um instrumento estratégico de desenvolvimento, ao promover a integração entre poder público e iniciativa privada e criar condições mais favoráveis para os pequenos negócios.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
04 de Dezembro de 2025Sebrae RS articula Marau, Erechim e Passo Fundo em agenda estratégica de inovação
SAIBA MAIS04 de Dezembro de 2025
9ª edição do Programa O Empreendedor reúne 30 empresas e apresenta resultados do ano em Estação/RS
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.