Mais buscados: Mei crEdito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
A partir de 1º de outubro de 2024, os Microempreendedores Individuais (MEIs) do Rio Grande do Sul que atuam nos setores de comércio, indústria e transporte intermunicipal ou interestadual terão a Inscrição Estadual (IE) gerada automaticamente. A medida da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz RS) beneficiará mais de 400 mil MEIs no estado, eliminando barreiras burocráticas e ampliando o acesso a novos mercados.
A medida foi instituída pelo Decreto nº 57.789 e se destina aos MEIs contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Até então, os microempreendedores gaúchos não tinham acesso à Inscrição Estadual, o que dificultava a participação em diversas atividades comerciais, especialmente aqueles que envolviam a venda de produtos para outros estados ou o uso de plataformas de negociação eletrônica.
O que muda com a nova regra?
Antes dessa medida, a Inscrição Estadual para MEIs não estava disponível no RS, o que criava dificuldades para os empreendedores acessarem mercados que construíssem esse documento. Agora, o MEI terá a Inscrição Estadual como qualquer outro estabelecimento comercial. O cadastro será fornecido automaticamente para microempreendedores que atuam em comércio, indústria ou transporte intermunicipal e interestadual, possibilitando a expansão das oportunidades de negócio. A inscrição será gerada pelo sistema da Receita Estadual, permitindo que os empreendedores emitam Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), documentos essenciais para vendas e transporte entre municípios e estados.
Impactos para os microempreendedores:
Uso de ferramentas do Sebrae:
Outro benefício importante é que os MEIs poderão utilizar o Emissor de Documentos Fiscais do Sebrae, ferramenta que passará a estar disponível para emissão de NF-e e CT-e. Essa facilidade amplia o leque de recursos à disposição dos microempreendedores para a gestão de suas operações. Além disso, as Salas do Empreendedor, mantidas em parceria com prefeituras e o Sebrae RS, estão preparadas para oferecer suporte técnico e orientação personalizada, ajudando os MEIs a entender as novas regras e aproveitar plenamente os benefícios oferecidos pela automatização da Inscrição Estadual.
Para Euclides Spies, Gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, a automatização da Inscrição Estadual representa um avanço significativo para o ambiente de negócios dos pequenos empreendedores do estado. “A nova medida foi uma demanda antiga de diversos setores produtivos e foi uma conquista importante para a modernização do ambiente de negócios e a promoção da regularização dos MEIs. Essa ação não contribui apenas para o crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios no Rio Grande do Sul, mas também cria condições para que esses empreendedores aumentem a rentabilidade de suas atividades. O Sebrae RS, juntamente com as Salas do Empreendedor, terá um papel fundamental ao oferecer suporte e orientação, garantindo que os empreendedores aproveitem ao máximo as novas oportunidades e façam uma gestão mais eficiente de seus negócios”, afirmou.
Sem custos ou novas obrigações tributárias:
A mudança não implica custos adicionais ou novas obrigações tributárias para os MEIs. O pagamento dos impostos continuará sendo o mesmo, e a inscrição automática não criará encargos extras. Além disso, a implementação da nova regra simplificará o processo de emissão de documentos fiscais, sem a necessidade de ajustes ou procedimentos manuais.
Consulta da Inscrição Estadual:
Desde o dia 16 de setembro de 2024, os MEIs já podem consultar o número de sua Inscrição Estadual no Portal de Atendimento da Receita Estadual, acessível pelo link: https://www.sefaz.rs.gov.br/consultas/contribuinte. No entanto, a inscrição só terá validade para uso a partir de 1º de outubro.
Com a automatização da Inscrição Estadual, o Rio Grande do Sul se alinha a outros estados que já implementaram esse mecanismo, facilitando a vida dos microempreendedores e promovendo um ambiente de negócios mais competitivo e acessível.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.