Mais buscados: MEi CREDITO sei Boas praticas Consultoria
Da Redação
A primeira fase de estudos do projeto de Estruturação do Turismo da Rota Águas e Pedras será apresentada no próximo dia 29/06, no município de Seberi. Além do diagnóstico inicial, o encontro agendado para às 19h, no Felicitá Centro de Eventos (Rua Nilo Schimidt, 2-76), também marca a assinatura do início da segunda fase da iniciativa articulada pelo Sebrae RS, em parceria Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, a ser desenvolvido a partir deste segundo semestre.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento do turismo regional de 20 municípios da região norte do Estado. São eles: Alpestre; Ametista do Sul; Caiçara; Cerro Grande; Cristal do Sul; Erval Seco; Frederico Westphalen; Iraí; Nonoai; Novo Tiradentes; Palmitinho; Pinhal; Pinheirinho do Vale; Planalto; Rio dos Índios; Rodeio Bonito; Seberi; Taquaruçu do Sul; Vicente Dutra; e Vista Alegre.
O programa de Estruturação do Turismo da Região Águas e Pedras apresenta uma visão integrada para o desenvolvimento do turismo para os 20 municípios envolvidos, com uma proposta de posicionamento chamada “Águas e Pedras, Terra de Boas Energias”, focado em quatro pilares: Espiritual, Bem-estar, Ecoturismo e Natureza, e Vida Tranquila – todos dialogando com as referências regionais.
De acordo com a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, o projeto também apresenta questões importantes para sua viabilização como comunicação, melhorias e apresentação das cidades, tópicos que vão desenvolver o turismo em curto, médio e longo prazo. “Com esse projeto estratégico temos material para trabalhar na qualificação dos negócios, na atração de novos investimos e na orientação da política pública de cada município, já que a segunda etapa vai trabalhar justamente a questão do Plano Municipal de Turismo de cada uma dessas cidades”, destaca.
Sobre o projeto
Com início em 2021, a primeira fase do projeto começou pelo Radar Turístico, que avaliou o potencial de cada município, permitindo que fossem conhecidos pontos fortes, oportunidades e identificação de gargalos para o desenvolvimento do setor em cada uma das cidades, possibilitando a avaliação das complementações entre os municípios para criar um polo regional de turismo. Todo esse conhecimento foi construído através da busca de referências da equipe da Unisinos – que auxiliou no processo através do seu Instituto de Pesquisa de Mercado (IPM). Além disso, foram realizados dois workshops junto à comunidade, que contou com mais de 100 pessoas. Tais procedimentos geraram materiais para a construção do método já aplicado pelo Sebrae RS em outras regiões do Estado.
A segunda fase do programa será de implementação do projeto regional nos municípios, através da construção dos Planos Municipais de Turismo e consultorias de apoio, além do fortalecimento da governança regional, com o objetivo de colaboração entre as cidades para um desenvolvimento turístico de toda a região.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.