Mais buscados: Mei Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Cambará do Sul – O projeto Fomento ao Turismo no Parque Nacional dos Aparados da Serra e no Entorno está encerrando suas atividades na região. Por conta disso, o Sebrae/RS realiza, no dia 20 de junho, quarta-feira, seminário para apresentar os resultados e entregar os produtos gerados na iniciativa que teve como parceiros o Ministério de Turismo, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade – ICMBio, o Sebrae Nacional, a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, e as prefeituras municipais de Cambará do Sul e de Praia Grande. O encontro está marcado para às 14h, no Cambará Eco Hotel, na Estrada do Faxinal, 1001, em Cambará do Sul.
Durante dois anos, o projeto foi executado com o objetivo de integrar a cadeia produtiva do turismo no entorno do Parque Nacional dos Aparados da Serra, aprimorar os produtos turísticos e aumentar a competitividade do destino, tendo a sustentabilidade como tema central. “A conservação da natureza é o grande interesse comum de todos os envolvidos: parque nacional, as empresas de turismo e os turistas”, ressalta o presidente do conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. Segundo o dirigente, além do Aparados da Serra, outros quatro parques nacionais fizeram parte deste projeto piloto. São eles: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – RJ, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO, Parque Nacional de Fernando de Noronha – PE e Parque Nacional de Anavilhanas – AM.
A metodologia do projeto abrange três grandes fases. A primeira refere-se ao Diagnóstico da Oferta Turística, da Integração da Cadeia Produtiva do Turismo no entorno dos parques, a elaboração de mapa turístico de cada parque e de painel turístico para ser afixado em cada parque contendo o mapa. O gestor do projeto no Sebrae/RS, Emerson Monteiro, acrescenta que a segunda fase envolveu seis eventos de capacitação que reuniram em cada um cerca de 50 micro e pequenas empresas de Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). “A última etapa cabe ao Sebrae Nacional que irá elaborar e publicar um estudo de caso sobre a experiência nos cinco parques nacionais”, explica.
Entre os principais resultados obtidos pelo projeto, destaque para elaboração de um mapa turístico do parque e dos municípios de Cambará do Sul/RS e Praia Grande e para a abertura do parque de terças a domingos, a partir das 8h – um dia a mais na semana e uma hora a mais por dia. “Amanhã iremos detalhar todos os resultados obtidos nestes dois anos”, afirma Monteiro.
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Evento promovido pelo Sebrae Nacional e Sebrae PE destacou a inovação dos ecossistemas locais no Rio Grande do Sul
Ecossistemas de inovação de Panambi e Ijuí marcam presença no Eli Summit 2024, em Pernambuco
Notícias
18 de Setembro de 2024Empresa gaúcha cresce focada em oferecer soluções ambientais e sustentáveis
SAIBA MAIS18 de Setembro de 2024
Sebrae RS oferece imersão de capacitação para empreendedores venderem com lucro no Mercado Livre
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.