Loading SEBRAE

Mais buscados: sei MEi credito Consultoria boas práticas

Loading SEBRAE

Notícias

Em Rio Grande, agricultores e empresários mais próximos

atualizado em: 08/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa estimula o desenvolvimento dos produtores rurais e a qualidade dos alimentos dos restaurantes da região

Da Redação

Com a parceria, restaurantes poderão comprar hortifrutigranjeiros diretamente dos agricultores (Foto: Banco de Imagens)

Rio Grande – De um lado está um Polo de Gastronomia com 50 bares e restaurantes em Pelotas e Rio Grande. Do outro, uma cooperativa que une 52 famílias de pequenas propriedades rurais. Entre eles, o SEBRAE/RS, que promove o Polo de Gastronomia e está unindo representantes da alimentação da região em prol da qualidade e do estímulo ao desenvolvimento econômico.

A ideia de aproximar restaurantes e agricultores partiu da gestora de projetos do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud. “Além de lidar com as empresas de alimentação fora do lar, também conhecemos quem está na outra ponta, que são os agricultores e entidades, como Emater e Embrapa”, conta. “A proposta é juntar as partes para facilitar a integração entre empresários do setor de bares e restaurantes e produtores rurais”.

Desde o final do ano passado, já foram realizadas várias reuniões com o objetivo de ajustar possibilidades e demandas. E agora, em julho, foi realizado o primeiro encontro entre representantes da Cooperativa de Produtores Agrícolas de Monte Bonito (COOPAMB) e de empresas de Rio Grande. O próximo passo é a realização de visitas individuais para conhecer as necessidades de cada um. “A ideia é fornecer produtos in natura e até minimamente processados, como abóbora descascada e cortada, para facilitar o trabalho nos restaurantes e gerar novos empregos na cooperativa”, revela o presidente da COOPAMB, Egon Hellwig. Outra vantagem é ambiental. “A cooperativa cuidará do descarte e do reaproveitamento dos resíduos”, informa.

Com a parceria, os restaurantes poderão comprar hortifrutigranjeiros diretamente dos agricultores e não apenas de distribuidores e pontos de venda e ter ganhos de economia e qualidade. A medida também impulsiona o desenvolvimento dos produtores rurais, que trabalharão com preços que são mais interessantes para eles e para as empresas de alimentação fora do lar.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Fevereiro de 2020

Palestra em Caxias do Sul traz um novo olhar sobre a moda

SAIBA MAIS

 

17 de Fevereiro de 2020

Sebrae RS e CNPq abrem seleção para o Projeto ALI - Agente Local de Inovação

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 15:15

Mercado para micro e pequenas empresas é favorável no país

Sebrae RS Podcast 26/02/2020 14:40

Scanner Sebrae possibilita autoavaliação das empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: