
Mais buscados: MEi credito SEI Boas Praticas consultoria

Da Redação

Pelotas – A flora nativa da região Sul gaúcha serviu de inspiração para a próxima coleção do grupo de artesanato da Associação Bem da Terra. Bolsas, acessórios, panos bordados e outros produtos estão sendo confeccionados pelos 23 artesãos a partir de elementos da natureza e produtos reciclados. “Eles estão trabalhando pelo bem da nossa terra, como diz o nome da Associação, reutilizando resíduos que iriam para o lixo”, explica a técnica do SEBRAE/RS Jussara Argoud. A entidade, através do programa Territórios da Cidadania, está auxiliando o grupo com capacitações e consultorias que irão se estender até o lançamento da coleção.
A iniciativa do SEBRAE/RS é resultado da parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic), que trabalha com o Bem da Terra desde 2007. “Buscamos alternativas de comercialização para os produtos da Economia Solidária de grupos de Pelotas e da região”, explica a responsável pelo projeto no Nesic, Lia Victória. Atualmente, o Núcleo assessora os artesãos em aspectos jurídicos, contábeis, de logística e busca canais de distribuição.
A Associação Bem da Terra, oficializada em setembro de 2009, reúne 27 grupos produtores de artesanato, alimentos (padaria), doces, queijos e hortifrutigranjeiros de diferentes localidades da região Sul do Estado. Desde 2010, o grupo realiza mensalmente a Feira de Economia Solidária Bem da Terra nas dependências da UCPel. O primeiro ponto fixo de comercialização da rede Bem da Terra foi implementado em 2011, no município de Piratini. Em breve, um novo espaço deve ser aberto no Mercado Público de Pelotas.
Territórios da Cidadania
Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas e estimular a criação de um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento. “O SEBRAE, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.