
Mais buscados: mEI CREDITO sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
Porto Alegre – Trinta e duas empresas integrantes da rede de cooperação Bazar Sul passarão por capacitação do SEBRAE/RS entre os meses de maio e dezembro de 2013. As ações de qualificação terão foco na profissionalização da gestão das empresas e na melhoria da relação de cooperação entre os empresários, conforme explica a gestora do projeto Qualificar as Empresas das Redes de Cooperação da Região Metropolitana, Clarice Uberti: “O trabalho do SEBRAE/RS será de intervir, através de capacitações e consultorias, nos aspectos de gestão em que aparecem as dificuldades”, detalha.
De acordo com o gestor estadual das Redes de Cooperação pelo SEBRAE/RS, Fabiano Zortéa, a metodologia que será aplicada nas empresas associadas está adequada às necessidades e aos principais gargalos da rede, mapeados através das reuniões do projeto que foram realizadas em janeiro deste ano. A rede Bazar Sul é formada por empresas que atuam no ramo de bazar e está presente em oito municípios gaúchos: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Estância Velha, Gravataí, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Viamão.
As redes de cooperação facilitam às empresas realizarem ações conjuntas, solucionarem problemas comuns e viabilizarem novas oportunidades. As empresas que integram esse sistema conseguem reduzir custos, dividir riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços, oferecendo-os de forma mais vantajosa aos clientes. Atualmente, 23 redes de cooperação são atendidas pelo SEBRAE/RS, o que representa 600 MPEs.
Para o presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, esta forma de comércio é uma alternativa para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas. “Dentro de uma rede alguns problemas já estão resolvidos ou são compartilhados. Outra grande vantagem é a possibilidade de compras conjuntas de mercadorias, o que aumenta o poder de barganha dos empresários”, lista. No Rio Grande do Sul, os principais segmentos de atuação das redes de cooperação são: móveis, materiais de construção e farmácias.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
16 de Dezembro de 2025Marau e Tapejara conquistam Selo Ouro de atendimento da Sala do Empreendedor
SAIBA MAIS16 de Dezembro de 2025
Sebrae RS e municípios alinham ações para fortalecer agroindústrias
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.