Protocolo de Intenções será assinado terça-feira (27/11), às 15h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre
Da Redação
Porto Alegre – O Sebrae/RS e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), com a participação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), e da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (SESAMPE), irão celebrar na próxima terça-feira, dia 27/11, protocolo de intenções visando estabelecer um plano de ação, para atuação no desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Sul.
A solenidade será realizada na Sala do Investidor, no 21º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, a partir das 15h. Estarão representando o Sebrae/RS o presidente Vitor Augusto Koch, o superintendente Léo Hainzenreder e os diretores Marco Kappel Ribeiro e Marcelo Ribas. Pela SDPI estará presente o secretário Mauro Knijnik. A AGDI será representada pelo seu presidente, Marcus Coester, enquanto que o secretário Maurício Dziedricki celebrará a parceria em nome da SESAMPE.
O presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, ressalta a importância dessa parceria, “pois estamos, Sebrae/RS e Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio de seus organismos de fomento ao desenvolvimento econômico, elaborando um plano de ação para viabilizar uma série de atividades e programas de interesse do Estado”.
A parceria prevê uma série de iniciativas. Entre elas, ações conjuntas com as empresas do Programa Redes de Cooperação que fazem parte dos projetos do Sebrae/RS e do Estado, contemplando áreas como a gestão dos empreendimentos, planejamento estratégico, planos de expansão e de marketing. Também os Arranjos Produtivos Locais (APLs) serão incentivados na parceria, com ações de gestão, inovação e mercado das MPEs, além da identificação de médias e grandes empresas âncoras para realizar atividades de encadeamento produtivo.
Será promovido, ainda, o apoio as agroindústrias e ao agronegócio, implementando a gestão dos produtores rurais vinculados aos projetos coletivos dos setores bovino de corte, leiteiro, ovinocultura, fruticultura e outros que serão avaliados.
Outro ponto a receber atenção da parceria, é a realização de ações conjuntas de promoção comercial em feiras e eventos no Estado, no Brasil e no exterior. Também serão identificadas empresas que integram projetos do Sebrae/RS para serem atendidas pela Sala do Investidor.
O Programa Gaúcho de Microcrédito terá sua divulgação ampliada, bem como acapacitação de agentes de crédito. Ainda será incentivado o acesso das empresas e produtores que fazem parte dos programas do Estado e do Sebrae/RS ao Programa de Compras Governamentais.
E, por fim, serão promovidas atividades em busca da capacitação empresarial de micro e pequenas empresas que fazem parte dos programas do Estado e do Sebrae/RS e incentivada a promoção da inovação, com a parceria do Projeto Extensão Produtiva e Inovação, do governo gaúcho, e do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae/RS.