Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Crédito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

SEBRAE/RS firma protocolo de intenções com o governo do Estado para implantação da REDESIM

atualizado em: 04/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Assinatura ocorreu durante seminário Brasil Mais Simples, em Porto Alegre

Da Redação

Parceria firmada entre o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, e o presidente do CDE do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto. (Foto: Fagner Almeida)

Porto Alegre – O SEBRAE/RS e o governo do Rio Grande do Sul firmaram nesta terça-feira, 04 de agosto, um protocolo de intenções para a implantação da REDESIM no Estado, a fim de simplificar e desburocratizar o processo de abertura de empresas. A assinatura ocorreu no primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples, promovido pelo SEBRAE/RS, que reuniu centenas de participantes no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Participaram do ato o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, e o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli.

Na abertura do evento, que tem como objetivo debater assuntos relacionados à desburocratização no ambiente dos pequenos negócios, o presidente do SEBRAE/RS destacou que a implementação da REDESIM no Estado é fundamental para destravar um dos gargalos da economia gaúcha. “Queremos um Brasil mais simples e mais ágil. A caminhada é longa, mas temos que iniciá-la”, ressaltou Sperotto.

Cairoli, que também é conselheiro do SEBRAE/RS, destacou que o governo deve se reciclar e precisa ficar mais leve e eficiente. “A REDESIM reduz a burocracia ao mínimo necessário e o Estado está se agilizando para fazer parte dessa nova onda empresarial”. O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Conselheiro do SEBRAE/RS, Fábio Branco, disse que uma das metas é diminuir o prazo para a abertura das empresas. “Nosso objetivo é acelerar cada vez mais esse processo e melhorar o ambiente de negócios no Estado”.

A primeira palestra do evento foi do secretário nacional de Racionalização e Simplificação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Mauro Sérgio Bogéa, que abordou o tema “Tratamento Diferenciado e Simplificado para as Micro e Pequenas Empresas: Iniciativas para Aperfeiçoamento e Sistematização do Marco Regulatório”. Segundo ele, o problema da desburocratização não pode ser enfrentado sozinho. “Temos que enfrentar esse gargalo que é o excesso de burocracia”, destacou.

Carlos Sperotto (no púlpito) destacou a importância da redução da burocracia (Foto: Fagner Almeida)

Primeiro painel

No primeiro painel do evento, intitulado “Integração em Prol do Desenvolvimento”, a gerente adjunta da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional, Inês Schwingel, apresentou dados da pesquisa realizada anualmente pelo Banco Mundial e que aponta o Brasil no 160º lugar entre os países com menor prazo para a abertura de empresas. Em 2014, o País estava na 167ª posição. “Estamos entre os 20 piores e estamos melhorando, mas os outros estão avançando mais rápido que a gente”, afirmou Inês.

Ela destacou que a REDESIM está em processo de expansão da metodologia criada aqui no Estado e em adaptação para ser implementada em outras regiões. Segundo Inês, 1.769 municípios brasileiros já realizaram estudo de viabilidade para ingresso no sistema e 122 já confirmaram sua adesão, beneficiando quase 12 milhões de pessoas. A meta é atingir 150 cidades ao final deste ano.

O deputado Tiago Simon, da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, salientou que o evento marca um momento histórico. “É uma revolução que acontece no País. Estamos promovendo mudanças estruturais no ambiente nacional de negócios”. O presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Mazzardo, reforçou a importância da instituição na parceria com o SEBRAE/RS para a implantação da REDESIM. “Vamos tirar a Jucergs da era medieval para a digital. Nosso projeto é ousado, mas temos que fazê-lo”, salientou.

Confira a programação do 2º dia:

Data:
5 de agosto – Horário: 9h às 12h
Oficinas Temáticas: apresentação técnica e debate com os estados que são referência e os representantes destes órgãos no RS.

9h – Corpo de Bombeiros
Vigilância Sanitária
Meio Ambiente
Jucergs

9h – Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

13 de Setembro de 2024

Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo

SAIBA MAIS

 

13 de Setembro de 2024

Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/08/2024 11:00

Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 22/08/2024 13:00

Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: