Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS leva micro e pequenas empresas para o maior encontro de negócios da cadeia moveleira

Além do apoio à participação das MPEs, organização realiza ações como o Projeto Comprador Nacional Movelsul e o Ecossistema de Inovação Fimma

atualizado em: 08/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

As micro e pequenas empresas do setor moveleiro gaúcho terão acesso a grandes oportunidades de negócios na edição 2023 do maior encontro nacional da cadeia moveleira, que reúne na Serra Gaúcha a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) e a Movelsul Brasil. Importantes ações articuladas pelo Sebrae RS, como o apoio à participação de empresas, o Projeto Comprador Nacional Movelsul e o Ecossistema de Inovação Fimma fortalecem o empreendedorismo e aproximam os pequenos negócios dos grandes varejistas do país e do exterior. Os dois eventos acontecem simultaneamente, de 28 a 31 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).  

Nove empresas do Projeto Setorial Moveleiro da Serra Gaúcha vão participar da exposição da Movelsul com apoio do Sebrae RS. Ao todo, serão 330 metros quadrados distribuídos em estandes individuais, onde pequenos negócios de diversos segmentos como móveis estofados, cadeiras, banquetas, salas de jantar e mobiliário infantil terão a oportunidade de mostrar sua criatividade e qualidade para um público nacional e internacional.  

Já no espaço Ecossistema de Inovação Fimma, a proposta é apresentar soluções e temas relevantes aos profissionais do setor moveleiro, desde os fornecedores da cadeia produtiva até as indústrias de móveis e o varejo.  “Os visitantes poderão vivenciar a inovação na prática, entendendo como ela pode gerar valor, eficiência e competitividade”, explica Andrei Carletto, coordenador do Setor Moveleiro no Sebrae RS. 

Embora cada evento tenha um foco distinto, eles se complementam ao abranger diferentes aspectos da cadeia de produção e da comercialização de móveis. “Essa complementaridade é fundamental para criar um panorama geral da indústria, permitindo que fabricantes, designers e profissionais do setor tenham uma visão abrangente das últimas tendências e inovações”, destaca Carletto. Enquanto a Fimma concentra-se nas tecnologias de produção, máquinas e matérias-primas, a Movelsul apresenta o resultado do processo: móveis de diversos estilos e segmentos. 

Apoio para crescer 

A presença do Sebrae RS acompanha muitas histórias de sucesso no setor moveleiro.  Um caso notável é o da Movelbras, especializada em mobiliário infantil e inspirada no método montessoriano. Atualmente, 95% de suas vendas são online. A empresa se tornou o maior player em seu segmento no Rio Grande do Sul. “O caminho é longo, mas com a ajuda do Sebrae conseguimos ir mais longe e de forma assertiva. Com seu apoio, fomos à feira Salone Del Mobile Milano 2023 e as inovações que vimos lá serviram de inspiração para a criação de novos produtos que serão lançados na Movelsul 2023”, antecipa Marcelo Anceski, diretor geral da Movelbras.   

A Creatore Sofás, por sua vez, demonstra a importância da parceria com a organização na qualificação de processos internos e no desenvolvimento de novos produtos. A empresa, que já exporta para países como Chile, Uruguai, Panamá e Costa Rica, conta com a consultoria do Sebrae RS para se destacar e competir em um mercado global. “No ano passado tivemos grande visibilidade. Fomos indicados pelo Sebrae para concorrer ao Prêmio Exportação RS e vencemos na categoria pequena empresa gaúcha que mais exportou em 2022”, conta Gabriela Belotti, diretora-financeira e administrativa da empresa. Para esta edição da Movelsul, a empresa prepara o lançamento de novidades em tecnologia e materiais.   

A Previlege Artefatos em Madeira, fundada em 2011, também ilustra o impacto do apoio do Sebrae RS em sua trajetória. Com consultorias nas áreas de custos, processos industriais, marketing e gestão de pessoas, a empresa aumentou seu faturamento em até 50%, conquistou as certificações necessárias para atender ao mercado externo e se tornou uma presença global no segmento moveleiro. 

Saiba mais 

Projeto Comprador Nacional Movelsul 

Realizado pelo Sebrae RS em parceria com as entidades organizadoras, tem o     objetivo de fomentar negócios entre pequenas empresas da cadeia moveleira e grandes varejistas nacionais. O Projeto Comprador Nacional Movelsul acontece no dia 29/8, das 9h às 13h, no Centro Empresarial Bento Gonçalves. 

Ecossistema de Inovação Fimma 

O Sebrae RS participará do Ecossistema de Inovação em parceria com a DB Server, proporcionando uma experiência de tecnologia através de Inteligência Artificial e da apresentação de conteúdos para a cadeia moveleira que incluem temas como inovação, ESG, insights sobre o Salão do Móvel de Milão e sobre o Programa Fábrica Inteligente. O espaço estará localizado no Pavilhão E do Parque de Eventos, área onde é realizada a Fimma Brasil.  Link de acesso: https://fimma.com.br/page.php?id=25&url=ecossitemas-de-inovacao-pt  

Sobre a Fimma Brasil 

Uma das maiores feiras do segmento moveleiro do mundo, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é realizada desde 1993 pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor, antecipando tendências e exibindo o que existe de melhor em alta tecnologia e inovação. Reúne expositores de tecnologias, insumos, máquinas, serviços e equipamentos de ponta. Saiba mais em: https://fimma.com.br/index 

Sobre a Movelsul Brasil 

Principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais, a Movelsul Brasil é focada no grande varejo de mobiliário – reunindo indústrias de móveis (especialmente seriados e modulados), decoração, colchões, estofados, planejado e mobiliário corporativo. Com 22 edições realizadas desde 1977 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), é referência para visitantes lojistas, redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos, designers e importadores. Saiba mais em: https://www.movelsul.com.br/ 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: