Mais buscados: Mei Credito Sei BOAS PRATICAS Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – A participação de sete micro e pequenas empresas gaúchas como integrantes da comitiva brasileira à Feira de Hannover 2017, entre os dias 22 e 30 de abril, terá representantes dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Esteio, Porto Alegre e Santa Maria. Os empresários foram selecionados por edital de inscrição do SEBRAE RS e estão recebendo apoio técnico para aproveitar as oportunidades da programação planejada em conjunto com a FIERGS, por meio de seu Centro Internacional de Negócios.
A inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional é uma visão que o SEBRAE RS desenvolve há alguns anos. O objetivo é valorizar os produtos ou serviços. “A viagem conjunta, organizada por instituições como o SEBRAE RS e a FIERGS, é uma oportunidade de ter o melhor aproveitamento em um evento tão diversificado como é a Feira de Hannover”, observa o diretor Técnico do SEBRAE RS, Ayrton Ramos. O coordenador de Projetos da Gerência Setorial da Indústria na instituição, Fabiano Dallacorte, destaca que a programação é bastante focada em conhecimento, especialmente na questão da inovação, mas é também uma agenda de prospecção, em que podem surgir novos negócios e fornecedores internacionais.
Já no dia de abertura oficial do evento, em 24/04, está prevista uma visita técnica à empresa Airbus, na cidade de Hamburgo. No dia 25, os empresários farão um circuito guiado na Feira, sendo especificamente na área de automação industrial. Na sequência, dia 26/04, haverá visita técnica ao estande da gigante de softwares, a SAP, e na Claas, um dos principais fabricantes mundiais de tecnologia agrícola. No dia 27/04, o circuito será pela área de Indústria 4.0 e a visita técnica ocorre na Weinig. No último dia do evento, em 28/04, a agenda prioriza o tema de eficiência energética.
Para esta edição, os diretores da Feira de Hannover divulgaram que a expectativa de público visitante é de ultrapassar 200 mil pessoas. O tema central em 2017 é a “Indústria Integrada e os desafios da quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0”. A partir dele, todo o evento deverá tratar, por exemplo, de questões como comunicação entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas; descentralização dos processos; integração da informação; eliminação de desperdícios e redução de custos; novas tecnologias, tecnologia da informação, automação; e produtividade.
Segundo Dallacorte, no contexto das micro e pequenas empresas brasileiras e gaúchas pode-se pensar que o tema Indústria 4.0 é algo ainda muito distante ou inacessível, que necessita de altos investimentos. “Não é assim. As pequenas indústrias podem, e devem, entender quais são os conceitos de indústria integrada que são relevantes para o seu processo produtivo, verificar como adaptar as inovações em suas rotinas e criar para si condições de se destacar naquilo que produzem ou realizam. Aplicar um conceito pode ter baixo ou nenhum custo”, acredita.
Confira as micro e pequenas empresas gaúchas que estarão na Missão Empresarial:
Atua no mercado desde 2009. A empresa tem experiência no desenvolvimento de produtos de diversas áreas de atuação da indústria, como válvulas e equipamentos para o setor alimentício e químico, design de produtos de alta decoração, moldes de fundição, adaptações de reparos de equipamentos, móveis, borracha e plástico. Busca novas soluções e ferramentas para agilizar, melhorar, aperfeiçoar e inovar no desenvolvimento de produtos.
Suprir a indústria moveleira com produtos de alta qualidade sempre foi o foco da RLPASIN. Fundada em 1999, oferece a mais completa linha de produtos: maquinários alemães de última geração, fitas de bordo e pessoal treinado. Tudo isso faz um diferencial. A empresa participa ativamente de feiras e eventos em busca de novas tecnologias para aprimoramento constante. Procura conhecer mais sobre Indústria 4.0.
Estabelecida na cidade de Caxias do Sul (RS) e fundada no ano de 2004, a empresa conta com uma elevada gama de produtos para as linhas de hidráulica e pneumática no ramo agrícola, automotivo e industrial. Procura conhecer novos fornecedores na Feira de Hannover.
Fundada em 2005, a Engeme foi criada a partir do Grupo Automatus, oferecendo soluções tecnológicas a partir de equipamentos didáticos para laboratórios de ensino. A empresa atua nos segmentos de indústria, saneamento, energia e educação. Um dos seus principais objetivos na Feira de Hannover é explorar as soluções apresentadas sobre Indústria 4.0 e avaliar a viabilidade de implementação em seus produtos.
Fundada em 1985, a empresa fabrica instrumentos para controle de qualidade, testes e preparação de amostras no ramo alimentício e plástico. Busca contato comercial e tecnológico com empresas globais.
Criada em 2005, a Incocil fabrica cilindros hidráulicos para os mercados agrícola, industrial, rodoviário e especiais, sob demanda. Além disso, oferece serviço de brunimento para terceiros e manutenção em cilindros. A partir de sua visita na feira de Hannover, a empresa busca reduzir custos, aumento da lucratividade, melhoramento de processos, redução de Lead Time, melhora de relacionamento com clientes atuais e abertura de novos mercados. A empresa também busca ideias inovadoras, que possam complementar sua linha e também desenvolver novos produtos.
Fundada em 2002, a Serralheria Sippel trabalha com a produção de grades, portões, portas, corrimãos, coberturas, cortinas automatizadas, entre outros produtos fabricados em diversos e modernos modelos. Busca inovação para os produtos do mercado metalúrgico e tecnologias que ainda não são utilizadas no Brasil. A empresa visitou a feira em 2016.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.