Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS realiza capacitação para gestores escolares em Osório

atualizado em: 06/07/23

Da Redação

COMPARTILHE

O Município de Osório tem avançado nas ações do eixo Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS no âmbito do Programa Cidade Empreendedora. Uma das iniciativas mais recentes é a Formação de Gestores das Escolas Municipais, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. São 44 horas de capacitação, distribuídas em diversos módulos, que iniciaram no dia 13 de abril e seguem até 13 de julho.  

A formação está sendo realizada por 29 diretores e vice-diretores das 26 escolas da rede municipal de ensino. Ao longo da jornada de aprendizado, os profissionais participam de atividades online de contextualização, encontros presenciais e também de práticas orientadas. O principal objetivo da formação é fomentar o debate, a reflexão e a instrumentalização dos gestores escolares quanto às suas competências. 

“Trabalhamos com questões que vão desde o gerenciamento de contas até a gestão de relacionamentos. Sendo este profissional o líder da escola, cabe a ele conduzir o trabalho educacional em conjunto com a comunidade escolar, de forma a garantir a qualidade do ensino a todos os estudantes”, afirma a consultora do Sebrae RS Juliana Provenzi.  

Entre as principais temáticas estão: Gestão Democrática, Legislação Educacional e Programas do MEC, Planejamento e Gestão do Tempo, Gestão Financeira e Gestão de Pessoas e Lideranças. A assessora de Planejamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Angelita Rocha, destaca que tanto a abordagem quanto os conteúdos estão alinhados ao projeto da secretaria e às necessidades dos profissionais. 

Ela define a aula inaugural, com a professora Márcia Vasconcelos, como um momento de acolhimento ímpar. “Foi um chamamento muito claro para as responsabilidades de um gestor, como os temas gestão democrática da educação e legislação educacional. Na próxima semana, vamos aplicar um instrumento para obter o feedback do grupo a respeito da formação e, a partir dele, planejar o programa de formação continuada da rede para o próximo ano”, antecipa Angelita.  

Sobre o eixo Educação Empreendedora  

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

  

 

Sobre o Cidade Empreendedora 

 
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

 

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: