Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Sebrae RS reúne 85 municípios na Capital para apresentar novidades do Programa Cidade Empreendedora

Prefeituras participantes do 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora, realizado nesta segunda-feira (14/8), respondem por 65% do PIB gaúcho e 66% das MPEs

atualizado em: 15/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Pela primeira vez, representantes de 85 municípios gaúchos se encontraram em Porto Alegre para reforçar os laços do empreendedorismo que leva mais desenvolvimento econômico e social para as diversas regiões do estado. Juntos, eles respondem por 65% do PIB gaúcho e por 655 das MPEs. O 1º Encontro Presencial dos Municípios com Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae RS, reuniu mais de 300 pessoas no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (14/8), para conhecer as novidades do Programa e assistir à palestra do economista Aod Cunha, que abordou o tema “Cenário Econômico Nacional”.  

Além de prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias municipais, o encontro contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS e do Sistema Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal; e dos secretários da Casa Civil, Artur Lemos; do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo; do Turismo, Vilson Covatti; e da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, representando o Governo do Estado.   

Encontro CE – Foto Uilian Vargas

Na oportunidade, o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, fez o lançamento oficial dos novos planos Cidade Empreendedora Agro, Turismo e Inovação. “Nosso objetivo é continuar atendendo os municípios, agora focando a atuação nas aptidões regionais. Estamos aqui hoje para reforçar o compromisso do Sebrae com o ecossistema empreendedor de nosso estado, com a melhoria do ambiente de negócios e com o desenvolvimento dos territórios. Vamos continuar trabalhando na construção de 497 cidades empreendedoras no RS”, afirmou Godoy. 

Encontro CE – Foto Uilian Vargas

 

Para o segundo semestre de 2023, com a conclusão de alguns contratos, a novidade é a estruturação de planos temáticos focados nas áreas de Agronegócio, Turismo e Inovação. “Esses temas foram definidos a partir da necessidade dos gestores públicos. Serão trabalhados os eixos de Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação de acordo com o tema definido”, explica Fernanda Dall’Agnol, coordenadora do Programa Cidade Empreendedora no RS. 

O prefeito de Campo Bom e presidente da Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Luciano Orsi, destacou a contribuição do Programa Cidade Empreendedora para o avanço dos municípios. “Apoiamos iniciativas como essa. Empreender faz bem para a sociedade, para o desenvolvimento local de nossas cidades, pois é lá que tudo acontece. Espero que possamos compartilhar boas práticas e projetos, valorizar os municípios e fortalecer a todos”, declarou.  

Programa chega a 85 municípios gaúchos 

Na ocasião, sete municípios aproveitaram para iniciar ou renovar a participação no Programa. Venâncio Aires foi o primeiro a aderir aos novos planos. “Tivemos uma experiência muito positiva com o primeiro módulo. Agora, queremos avançar no ambiente empreendedor da cidade, ampliando atividades tanto na capacitação dos gestores públicos, quanto dos empreendedores locais”, destacou o prefeito Jarbas Daniel da Rosa, que contratou o Plano Cidade Empreendedora Inovação.  

Durante o evento, os prefeitos de Montenegro, São Lourenço e São Borja assinaram contrato para iniciar a participação no Programa, que agora chega a 85 municípios gaúchos. E, além de Venâncio Aires, Uruguaiana, Cachoeirinha e Camaquã também optaram por dar continuidade a seus contratos pelos próximos dois anos. 

O Programa Cidade Empreendedora tem a missão de engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento econômico local, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa teve sua implementação no Rio Grande do Sul a partir de 2020. 

Prêmio Prefeitura Empreendedora 2023 

O evento também foi palco para o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que é uma forma de reconhecer iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitos e prefeitas) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Poderão participar da premiação todos os municípios do Rio Grande do Sul, que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. 

Inscrições pelo site:  

https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/ 

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS abre inscrições para o Selo Sebrae de Referência em Atendimento da Sala do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Fevereiro de 2024

Sebrae RS lança convênio com Governo do Estado do Rio Grande do Sul para desenvolvimento de MEIs

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 16/01/2024 14:00

No Plano de Voo, empresária compartilha tendências após participar da maior feira de alimentação e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: