Mais buscados: MEI Credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Empreendedores de micro e pequenos negócios dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana têm até o próximo dia 21 de março para garantir participação no Programa Brasil Mais. São oferecidas 200 vagas para empreendedores da região no novo ciclo da iniciativa. As inscrições podem ser feitas pelo www.gov.br/brasilmais.
O programa é baseado em um cronograma de quatro meses de acompanhamento especializado visando ao fomento de novas oportunidades para pequenas empresas otimizarem ainda mais os seus recursos e impulsionarem os negócios com novas soluções. Podem participar empreendedores de negócios dos mais diversos segmentos – como varejo, serviços, indústria, entre outros.
Com metodologia própria e que contempla encontros virtuais e presenciais de forma coletiva e individual junto aos empreendedores selecionados, o ciclo de atendimento é acompanhado por um agente especializado do Sebrae RS. Segundo a gestora de projetos da organização, Michele Seleri, o objetivo é proporcionar ganhos em faturamento e redução de custos do negócio, com a promoção de melhorias rápidas e de alto impacto. A meta final é aumentar os indicadores de produtividade de pequenas empresas por meio da inovação.
Liderada pelo Sebrae RS no Estado, a iniciativa já beneficiou gratuitamente 2.200 empreendedores gaúchos somente em 2021 com o objetivo de qualificar o negócio e gerar novas oportunidades por meio da aplicação de conceitos e ferramentas práticas de inovação.
Em Montenegro, Dobra acelera produção e expande negócios
Conhecida por seus produtos feitos com Tyvek – material 100% sintético feito de fibras de polietileno trançado de alta densidade e com 30% de material já reciclado, leve, durável e resistente à água e à abrasão -, a Dobra Projetos Irados, de Montenegro, percebeu a necessidade de melhorias na entrega da produção e com o acompanhamento do Programa Brasil Mais identificou oportunidades para qualificar o trabalho. O resultado? A empresa reduziu o tempo em 50%. “O programa é um meio para buscar a solução”, afirma o sócio-fundador Guilherme Massena. “Assumimos o compromisso de melhorar e estamos conseguindo”, destaca.
A empresa possui uma linha de mais de 15 produtos, cujo carro-chefe é a carteira dobrável e que se caracteriza pela sustentabilidade, pois os produtos depois de usados podem ser devolvidos e trocados por novos, com desconto. Segundo a agente local de inovação Vanessa Schardong, a cultura de inovação inerente à empresa foi um diferencial para o trabalho realizado. “Eles são muito participativos”, elogia. Ao participar do programa, entenderam que a principal melhoria necessária, seria o processo de produção, que continuava praticamente o mesmo desde o início. A empresa cresceu, investiu em novas máquinas, adquiriu sede própria e surgiu a necessidade de um novo olhar para o processo.
Com reuniões e o feedback dos funcionários houve o entendimento de que a logística da rede (terceirizados que auxiliam a empresa na parte de costura e cola dos produtos) não estava favorecendo o processo de produção, porque não era estipulado horário de recolhimento e entrega dos produtos, o que acabava demandando muito tempo por parte dos funcionários. Identificado o problema, a solução foi a contratação de um motoboy para recolher e entregar em horários específicos, diminuindo assim a dispersão dos funcionários da produção. Com a mudança, que começou a ser aplicada na produção das carteiras, foi possível alcançar uma redução de oito para três dias no processo. “Eles fazem diversos tipos de parcerias e todos seus esforços estão direcionados para a experiência do cliente, com certeza é uma empresa que serve de modelo quando falamos em inovação”, afirma Vanessa.
Saiba mais:
Desenvolvido pelo Sebrae em nível nacional desde 2008, o projeto ALI ganhou ainda mais relevância em sua quinta edição a partir do impacto sofrido pelas micro e pequenas empresas em virtude da pandemia. Atualmente, a iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Economia e com o CNPq, por meio do Programa Brasil Mais. À frente das ações no Estado, o Sebrae RS dispõe de uma equipe de Agentes Locais de Inovação (ALI) que atende a empresas de seis regiões gaúchas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.