Mais buscados: MEi Credito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Caxias do Sul – Uma iniciativa que surgiu no Rio Grande do Sul faz parte hoje do calendário oficial de eventos promovidos pelo SEBRAE em todo o Brasil. A 7ª Semana do Microempreendedor Individual (MEI) teve início nesta segunda-feira, 13 de abril, e está mobilizando 43 unidades de atendimento, seis unidades móveis e dois estandes da instituição (Passo Fundo e Caxias do Sul) para atender artesãos, carpinteiros, manicures e tantos outros profissionais que se legalizaram como MEI, além de profissionais interessados em abrir sua própria empresa.
Em Caxias do Sul, o diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, participou da abertura oficial da Semana do MEI, em solenidade realizada no estande montado especialmente para atender ao Microempreendedor Individual. “Escolhemos Caxias do Sul para lançarmos o evento por ser um dos municípios mais empreendedores do País e por acreditarmos que podemos fazer um Brasil melhor a partir do espírito empreendedor de cada um”, disse. O dirigente aproveitou para agradecer os parceiros do SEBRAE/RS na cidade e região, que ajudam a instituição a viabilizar a Semana do MEI e tantas outras ações em prol dos pequenos negócios. “Somente com alianças sólidas e comprometidas conseguimos realizar um trabalho melhor junto aos empreendedores gaúchos”. O estande do SEBRAE/RS em Caxias do Sul está localizado na Praça Dante Alighieri, em frente à Catedral Diocesana. Apenas nesta segunda-feira, mais de 100 pessoas já foram atendidas no local.
Para o prefeito municipal Alceu Barbosa Velho, Caxias do Sul vive um momento muito especial, em virtude da Semana do MEI e também pela renovação do convênio com o SENAR-RS para a execução da segunda etapa do projeto Arte de Empreender, que tem foco na capacitação de empreendedores da 3ª idade, e cuja parceria é do SEBRAE/RS. “Temos 500 mil habitantes e 63 mil CNPJs, um índice altíssimo de empreendedorismo. E isso não é mérito da atual ou de outras administrações públicas, mas da população caxiense que tem coragem e preparo para ser dona do próprio negócio”, completou. Até fevereiro, a cidade contava com 14.353 Microempreendedores Individuais.
Durante a 7ª Semana do MEI, os empresários ou futuros empreendedores terão acesso a uma série de serviços e capacitações, que vão desde a formalização e baixa de empresa, alteração cadastral e orientações em relação ao preenchimento da Declaração Anual de Faturamento do MEI (DAS). Também poderão se beneficiar de assessorias em marketing, finanças, recursos humanos e planos de negócios. Ainda poderão participar de Oficinas SEI, exclusivas para os Microempreendedores Individuais, em áreas como compras, planejamento, empreendedorismo e controle financeiro. Todas as atividades são gratuitas e disponíveis das 9h às 18h nas unidades do SEBRAE/RS entre os dias 13 e 17 de abril. Já em Passo Fundo e Caxias do Sul, o atendimento ocorre até o dia 18 de abril, também das 9h às 18h. No Estado, o objetivo do SEBRAE/RS é atender 8.550 pessoas, com o fornecimento de orientações e serviços, e disponibilizar cursos e capacitações para mais de 2.500 empresários.
Desde que a figura do Microempreendedor Individual foi criada, no final de 2008, mais de 4,5 milhões de pessoas em todo Brasil adotaram esse tipo de registro até o ano passado, segundo dados do Portal do Empreendedor. Só no Rio Grande do Sul, são mais de 261 mil Microempreendedores Individuais e o interesse nesse formato de empresa só cresce. Entre as vantagens de sair da informalidade estão os benefícios de previdência, gratuidade para a abertura da empresa, a possibilidade de emissão de notas fiscais e até de participar de licitações. O MEI é enquadrado no Simples Nacional, fica isento de tributos federais e paga até R$ 45,40 mensais, que são destinados à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS.
Confira a programação completa em Caxias do Sul e Passo Fundo.
Assinatura de convênio
Na ocasião, o diretor-superintendente Derly Fialho e o prefeito Alceu Barbosa Velho assinaram convênio que oficializa a sublocação do 5 e 6º andares do prédio onde fica a sede da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego. A parceria terá duração de 24 meses e pode ser prorrogada. As novas instalações da SDETE ficarão localizadas na Rua Pinheiro Machado, 1276. “É importante estarmos próximos, pois juntos temos condições de fazer mais e melhor”, destacou Fialho.
Em Farroupilha, o dirigente participou da inauguração da Sala do Empreendedor e do Terminal de Autoatendimento do SEBRAE. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, o equipamento já está instalado no saguão do Centro Administrativo Avelino Maggioni e opera em fase de testes. O totem tem como objetivo facilitar e agilizar a busca de informações sobre os serviços ofertados pelo SEBRAE. A Sala do Empreendedor é um espaço que oferece diversos serviços aos empresários, como orientações para formalização de atividades como MEI e para a obtenção de alvarás de funcionamento, acompanhamento e orientações sobre processos na Prefeitura.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.