Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Setor de componentes de calçados terá Selo de Sustentabilidade

25/07/12

Da Redação

COMPARTILHE

O pré-lançamento aconteceu durante 4º Seminário Internacional de Design, que tem como tema “Criatividade Gerando Negócios, no Inspiramais 2013

 
Beth Matias
 
São Paulo – As empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos contarão a partir do próximo ano com um incentivo a mais para a competitividade de seus negócios. O Instituto By Brasil, da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), realizou nesta quarta-feira (25/07) o pré-lançamento do Selo de Sustentabilidade.
 
 
O projeto é uma parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP. Segundo a diretora do instituto, Silvana Dilly, o selo será concedido às empresas que apresentarem processos que contemplem os quatro pilares da sustentabilidade – aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais.
 
 
“Com a chegada ao Brasil de grandes players do mercado calçadista mundial a questão da sustentabilidade ficou muito evidenciada. As exigências das empresas estrangeiras são cada vez maiores e queremos que a cadeia produtiva do calçados responda a essa demanda”, disse Silvana.
 
 
O Selo de Sustentabilidade foi apresentado durante o 4º Seminário Internacional de Design, que tem como tema Criatividade Gerando Negócios. O seminário faz parte do Inspiramais 2013 – Salão de Design e Inovação em Componentes-, que acontece até esta quinta-feira (26), em São Paulo, e tem o apoio do Sebrae. Para a coordenadora nacional da Cadeia de Couro e Calçados do Sebrae, Anna Patrícia Barbosa, o Selo Sustentável poderá se um diferencial competitivo no mercado nacional e internacional para as micro e pequenas empresas do setor.
 
 
“As pequenas empresas precisam entender a necessidade de cada vez mais agregarem valor aos seus produtos. A sustentabilidade é uma demanda de mercado cada vez maior”, acredita. A implantação do selo começará por um projeto-piloto, do qual participarão treze empresas no segundo semestre. Segundo Silvana Dilly, a partir de janeiro de 2013, quando a iniciativa será lançada oficialmente, as 340 associadas da Assintecal poderão aderir ao projeto.
 
 
 
Pilares da sustentabilidade
 
O Selo de Sustentabilidade terá quatro categorias: branco, bronze, prata, ouro e diamante. “O selo branco será concedido a todas as empresas que aderirem ao programa”, afirmou a diretora. O Instituto by Brazil criou indicadores mínimos obrigatórios, que deverão ser respeitados a partir da segunda categoria. No aspecto econômico, por exemplo, o uso racional de matérias-primas, água e energia estão entre os mais importantes.
 
 
No ambiental, as empresas deverão substituir substâncias tóxicas, como o cromo, usado para amaciar o couro, que tem o tanino como alternativa. No aspecto social, a empresa deverá implementar programas de saúde preventiva e segurança no trabalho. Já no aspecto cultural, as exigências envolvem a preservação da cultura da empresa.
 
 
A certificação das categorias prata, ouro e diamante será realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou a SGS – empresa francesa de inspeção, verificação, testes e certificação com reconhecimento internacional.
 
 
Serviço:
4º Seminário Internacional de Design
Tema: Criatividade Gerando Negócios
Data: 25 e 26 de Julho
Horário: Dia 25 das 9h às 12h45; Dia 26 das 9h30 às 12h
Inscrições: Gratuitas
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Maio de 2018

Negócios no Estande Coletivo do RS no SICC já somam 3,8 milhões

SAIBA MAIS

 

23 de Maio de 2018

Empreendimentos de saúde organizam compra conjunta

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2018 16:40

Santa Cruz do Sul terá Sessão de Crédito e Negócios

Sebrae RS Podcast 15/05/2018 14:32

Sessão de Crédito ensina sobre financiamento em Caxias do Sul

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: