Mais buscados: MEI credito sei boas praticas consultoria
Da Redação
“Posso ajudar?”. Pergunta comum estampada na camiseta de personagens atuantes do setor varejista. Questionamento simples, mas se tiver essência genuína da vontade de estar ali, é também a porta de entrada de uma atitude altruísta e progressista. Essência e atitudes verdadeiras e embasadas na vontade de servir que pautam a condução das nossas ações na região central do Estado.
É importante, antes de mais nada, trazer um pouco das ações que estão pautando a atuação da organização para este ano, cujo pano de fundo está ancorado na construção coletiva de cenários futuros. Em 2022, contamos com representantes estratégicos da região que co-criaram situações de futuros possíveis dentro de ângulos multidimensionais, como Equidade Digital, Novas Economias e Setores Emergentes, Prosperidade dos Microterritórios e Juventude Empreendedora.
Antes de mirarmos o futuro, é necessário olharmos o presente. De acordo com os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional – 2015 – 2030, da Secretaria de Planejamento do RS, nossa região possui um desenvolvimento socioeconômico de nível médio, um ecossistema de inovação em fase de desenvolvimento, sendo o oitavo PIB do Estado e o terceiro em per capita. A principal atividade econômica da região é o agronegócio, além da com vocação para turismo e setor da saúde. Em termos logísticos, a localidade é um importante ponto de ligação entre o chamado “arco da fronteira”, a Capital do Estado e o Porto de Rio Grande. Temos uma população rural em queda, com migração para centros urbanos, além de um envelhecimento populacional acima da média do Estado.
De olho no que vem à frente, queremos nos tornar um local vibrante de inovação e empreendedorismo, uma região exportadora de tecnologias que tem nas universidades um celeiro de empreendimentos para novas economias e isso pode ser feito através do fomento às juventudes empreendedoras e por meio da busca pela prosperidade dos microterritórios.
Esta transformação pode ocorrer se abrirmos espaço para novas lideranças locais e desenvolvermos os jovens para que ocupem tais posições. Além disso, é preciso construir uma base forte entre empresários, governo, universidades e sociedade civil, com trabalhos mais coordenados e unificados, com parcerias público-privadas, por exemplo. Faz-se necessário também repensar as cadeias produtivas e o associativismo. Os jovens são os principais atores desta mudança e necessitarão de mais qualificação e novas formas de aprendizado. Para dinamizar a região e a economia local o principal desafio é a falta de infraestrutura logística, principalmente rodoviária.
Em termos de novas economias, certamente a tecnologia no agronegócio (agrotech) parece ser a principal aposta, embora os setores da economia criativa e turismo mereçam um importante destaque em nossa região. Para alavancar o desenvolvimento, é preciso infraestrutura e acesso a programas de requalificação local, educação empreendedora, maior integração local e regional, e novos mecanismos de investimento nos quais a economia madura tenha papel fundamental no financiamento das novas economias.
Para que tudo isso se torne realidade são necessários projetos e ações práticas construídos para justamente “criar” o futuro, focados nas vocações, potencialidades e necessidades de nossa região, trabalhando tanto em nível empresarial para o aumento da competitividade individual e coletiva dos pequenos negócios, quanto em nível estrutural e sistêmico, junto com o poder público e universidades.
De toda forma, afirmo que o Sebrae RS está engajado, junto a todas as esferas, mecanismos e poderes, em criar o futuro. De modo que tenhamos um desenvolvimento regional sustentável e que supra as necessidades do mercado e da população local. Dessa maneira, reitero que sim, nós podemos ajudar.
MAICO FABIANO – GERENTE REGIONAL CENTRO DO SEBRAE RS
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.