Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Sei crEdito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Simbios e Eficiência Hospitalista são contempladas com o edital Tecnova

As empresas desenvolvem soluções que podem ser aplicadas para problemas relacionados à Covid-19

atualizado em: 09/04/21

Da Redação

COMPARTILHE

Especializada em diagnóstico molecular, a Simbios Biotecnologia, de Cachoeirinha, foi uma das empresas contempladas no edital Tecnova com o projeto para desenvolvimento de produtos e processos de fabricação para o diagnóstico molecular da covid-19. O sócio-fundador André Salvador Kazantzi Fonseca explica que o projeto, que deverá estar concluído até o final do ano, é composto por embalagens especiais para transporte inócuo (sem danos) dos kits para diagnóstico da covid-19 e que usam reagentes e métodos alternativos para extração de ácido nucleico (RNA). “A partir da falta de insumos básicos, surgiu a ideia da pesquisa com reagentes alternativos São métodos que podem ser usados em outras endemias ou pandemias”, afirma. A empresa foi fundada em 1993 e realiza análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos utilizando técnicas de biologia molecular.

 

Outra empresa ganhadora do edital foi a Eficiência Hospitalista, de Porto Alegre, que apresentou o projeto “Desospitalização Eficiente”. Trata-se da construção de um software que auxilia na implementação de estratégias de desospitalização, melhorando a gestão da transição de cuidado do ambiente hospitalar para a casa do paciente. “O objetivo é tornar os hospitais cada vez mais eficientes, auxiliando no fluxo de internação dos pacientes, tornando a internação também mais segura”, destaca a gestora de projetos da empresa, Caroline Brum Rosso. “A grande mudança que fazemos com a implementação do software é transformar o modelo mental dos profissionais da assistência, mostrando que a desospitalização deve começar no momento da internação do paciente. Para tanto, devemos mensurar todos os indicadores da jornada do paciente e, assim, identificar os principais problemas”, acrescenta.

 

O modelo já está em teste em três hospitais – um filantrópico, um privado e um particular – e a empresa agora está desenvolvendo um aplicativo para a versão mobile do software. “O desenvolvimento do software nos levou a enxergar novas possibilidades de atuação, auxiliando os hospitais neste momento tão crítico que é a pandemia da covid-19, impactando em mais eficiência e qualidade na assistência aos pacientes. Conseguimos reduzir em 22% o tempo médio de internação dos pacientes com covid-19, gerando, assim, mais leitos para atendimento”, acrescenta.

 

O gestor de projetos de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS, Gustavo Moreira, considera que a importância deste edital é fundamentalmente promover um aumento das atividades de inovação e incremento da competitividade das empresas e da economia do RS. “Ver dois projetos gerando resultados, resolvendo problemas relacionados à pandemia da covid-19, mostra o êxito do programa”, salienta. O Edital Tecnova II/RS teve o objetivo de apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores por empresas situadas no estado do RS. Os parceiros do programa são FINEP, FAPERGS, Badesul, Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2021

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

 

18 de Junho de 2021

Nem a crise segura o JK

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/06/2021 14:15

Sebrae RS lança novo podcast nas plataformas digitais

Sebrae RS Podcast 31/05/2021 11:15

Integrante do Conexão Pelotas, empreendedor se reinventa e cria novo espaço gastronômico

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: