Mais buscados: Mei crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Especializada em diagnóstico molecular, a Simbios Biotecnologia, de Cachoeirinha, foi uma das empresas contempladas no edital Tecnova com o projeto para desenvolvimento de produtos e processos de fabricação para o diagnóstico molecular da covid-19. O sócio-fundador André Salvador Kazantzi Fonseca explica que o projeto, que deverá estar concluído até o final do ano, é composto por embalagens especiais para transporte inócuo (sem danos) dos kits para diagnóstico da covid-19 e que usam reagentes e métodos alternativos para extração de ácido nucleico (RNA). “A partir da falta de insumos básicos, surgiu a ideia da pesquisa com reagentes alternativos São métodos que podem ser usados em outras endemias ou pandemias”, afirma. A empresa foi fundada em 1993 e realiza análises laboratoriais de DNA e RNA de agentes infecciosos utilizando técnicas de biologia molecular.
Outra empresa ganhadora do edital foi a Eficiência Hospitalista, de Porto Alegre, que apresentou o projeto “Desospitalização Eficiente”. Trata-se da construção de um software que auxilia na implementação de estratégias de desospitalização, melhorando a gestão da transição de cuidado do ambiente hospitalar para a casa do paciente. “O objetivo é tornar os hospitais cada vez mais eficientes, auxiliando no fluxo de internação dos pacientes, tornando a internação também mais segura”, destaca a gestora de projetos da empresa, Caroline Brum Rosso. “A grande mudança que fazemos com a implementação do software é transformar o modelo mental dos profissionais da assistência, mostrando que a desospitalização deve começar no momento da internação do paciente. Para tanto, devemos mensurar todos os indicadores da jornada do paciente e, assim, identificar os principais problemas”, acrescenta.
O modelo já está em teste em três hospitais – um filantrópico, um privado e um particular – e a empresa agora está desenvolvendo um aplicativo para a versão mobile do software. “O desenvolvimento do software nos levou a enxergar novas possibilidades de atuação, auxiliando os hospitais neste momento tão crítico que é a pandemia da covid-19, impactando em mais eficiência e qualidade na assistência aos pacientes. Conseguimos reduzir em 22% o tempo médio de internação dos pacientes com covid-19, gerando, assim, mais leitos para atendimento”, acrescenta.
O gestor de projetos de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae RS, Gustavo Moreira, considera que a importância deste edital é fundamentalmente promover um aumento das atividades de inovação e incremento da competitividade das empresas e da economia do RS. “Ver dois projetos gerando resultados, resolvendo problemas relacionados à pandemia da covid-19, mostra o êxito do programa”, salienta. O Edital Tecnova II/RS teve o objetivo de apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores por empresas situadas no estado do RS. Os parceiros do programa são FINEP, FAPERGS, Badesul, Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP).
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.