Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Frederico Westphalen – A cidade contará com mais uma ferramenta para impulsionar a economia local. Com a implementação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), no dia 30 de novembro, empreendedores terão acesso a processos desburocratizados para registro de empresas. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores (Rua do Comércio, 976), às 10h30, com a presença do prefeito Roberto Felin Júnior, dos representantes da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) e do SEBRAE/RS e lideranças locais.
Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Jucergs são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. O técnico da Regional Norte do SEBRAE/RS Patric Cunha Strapazzon ressalta as mudanças que ocorrerão com a utilização da REDESIM. “Será positivo para ambos. Empreendedores terão menor burocracia, com fluxo único de dados desde o pedido de viabilidade de nome e local da empresa”, disse.
No outro lado, ainda conforme Strapazzon, a Prefeitura terá maior controle sobre a formalização. “Será possível verificar de forma mais eficaz as empresas que têm ou não alvará de funcionamento. Isso é importante, pois uma vez oficializadas, o município tem condições de arrecadar mais receita”, conta. A entrada de documentos será realizada no setor de protocolo da Prefeitura.
Os colaboradores da Prefeitura que irão utilizar o novo sistema já foram capacitados e, a partir do dia 27, os novos empresários já contarão com o processo para registrar seu empreendimento.
Cidades como Santa Rosa, Ijuí, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Bento Gonçalves, Getúlio Vargas, Lajeado, Guaíba, São Leopoldo, Nova Santa Rita e Vacaria, também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.
A REDESIM
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).
Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.
Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.