
Mais buscados: Mei credito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação
O agronegócio reúne inúmeras possibilidades produtivas e envolve diferentes tipos de atividades. Muitas pessoas não compreendem como funciona uma cadeia que leva o campo à mesa. Para ajudar e ampliar o conhecimento, o Salão do Empreendedor 2018, que vai ocorrer durante a 41ª Expointer, de 25 de agosto a 2 de setembro, terá um espaço dedicado ao chamado Grão Universal. Trata-se da soja, uma cultura que o Brasil e o Rio Grande do Sul são grandes destaques mundiais. Os visitantes poderão conhecer como atuam as micro e pequenas empresas que fazem, por exemplo, máquinas e equipamentos para esse segmento. O Salão do Empreendedor poderá ser visitado no Pavilhão Internacional. É uma iniciativa da Farsul, do Senar RS e do Sebrae RS, por meio do programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac, Fiergs/Senai e Embrapa.

Iniciativa é da Farsul, do Senar RS e do Sebrae RS, por meio do programa Juntos para Competir.
De acordo com o gerente do Agronegócio do Sebrae RS, Marco Antonio Bender, durante o Salão do Empreendedor, os visitantes interessados nos processos que compõem a cadeia produtiva da soja conseguirão ter uma visão mais ampla do segmento. “O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor do grão no País, com cerca de 17 milhões de toneladas no ano de 2017. Está atrás apenas do Mato Grosso e do Paraná”, aponta ele, com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Ao longo dos últimos anos, a produtividade cresceu e o Brasil conquistou o segundo lugar mundial. A primeira colocação é dos Estados Unidos.
Ocorre que, ao plantar soja, os produtores rurais demandam uma série de insumos, tecnologias, equipamentos, máquinas, pesquisa, transporte, armazenagem entre outras coisas. “Sendo assim, o envolvimento com a lavoura conecta muitas partes. No Rio Grande do Sul, o município de Tupaciretã é o maior produtor com quase 500 mil toneladas, seguido pelos municípios de Júlio de Castilhos, Cruz Alta, São Gabriel, e Santa Bárbara como referência segundo dados do Censo Agropecuário 2017, do IBGE”, conta Bender.
Também vale destacar que, de todas as exportações do Rio Grande do Sul, a soja foi o principal do setor do agronegócio no ano passado, representando cerca de 47% do total, e, no total das exportações brasileiras, o Rio Grande do Sul contribuiu com 17,3% das exportações nacionais de soja. “Quando você analisa o impacto disso na sociedade apenas na questão da produção, a soja representa 4% dos empregos do Estado. De maneira direta ou indireta, são cerca de 127 mil empregos”, complementa o gerente do Sebrae RS.
No Salão do Empreendedor, essas e outras explicações estarão disponíveis de forma didática. Painéis gráficos devem representar os dados e técnicos de organizações parceiras estarão disponíveis para conversar com os visitantes.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.