
Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
O Agroinnovation, um programa de aproximação do agronegócio com pesquisa, tecnologia e inovação, conectando produtores rurais e startups a fim de gerar novos negócios e soluções para o campo, acabou servindo de cenário para a criação de uma nova startup, o Controla Campo, entre os participantes do projeto desenvolvido pelo Programa Juntos para Competir – Farsul, Senar-RS e Sebrae RS. A gestora de projetos do Sebrae RS Cibele Bolzan destaca que o surgimento da nova empresa comprova o nível das startups gaúchas e como o campo é receptivo a inovações.

O gestor da Controla Campo, Oscar Fernando Duran, que também é sócio da Gosto da Terra (São Lourenço do Sul), relata que durante as conversas na imersão realizada no ano passado, em Aceguá, na região sul do Estado, ele e os sócios da Quíper Fresh (Porto Alegre) e da Green Next (Rio Grande) perceberam que um dos principais problemas dos pequenos produtores é a precificação porque não eles têm a noção exata do custo de seus produtos e nem se a propriedade dá lucro ou prejuízo. “Eles também não têm a visão digital e não fazem a gestão financeira da propriedade”, relata.
Da constatação surgiu a ideia de criar o Controla Campo, startup voltada à gestão do agronegócio de forma descomplicada e acessível e que tem também a parceria da Connect Be, contabilidade digital consultiva voltada a pequenas empresas. O Controla Campo é um aplicativo de gestão de uso fácil: basta fotografar todos os documentos nota fiscal, boletos, recibos e enviar para a empresa que se encarrega de fazer os cálculos e enviar o resultado de volta para o cliente.
Duran conta que a empresa já tem cinco clientes e agora está aperfeiçoando o aplicativo para trabalhar também com bancos e cooperativas, pois os produtores lidam bastante com essas instituições e o Controla Campo pode facilitar o envio de documentos e outras operações. Ele acredita que com estas parcerias, já em 2021 será possível lançar o aplicativo nacionalmente. Mesmo com o bom desempenho que estão alcançando, os sócios mantêm as suas startups e que acabam sendo negócios complementares. A Gosto da Terra é uma empresa com viés de cooperativa e faz e-commerce de hortifrúti e a Quíper Fresh desenvolve soluções para prolongar a vida de legumes, verduras e frutas. A Green Next, que foi a segunda colocada do Agroinnovation, não participa mais do grupo. Os atuais sócios são Oscar Fernando Duran (Gosto da Terra), Fernanda Knebel (Quíper Fresh) e Leandro Missel (Connect Be).
Para conhecer mais acesse www.controlacampo.com.br
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.