
Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação
Depois do aumento no número de casos de Covid-19 no Brasil, muitos restaurantes viram suas demandas despencar com a orientação de distanciamento social e o fechamento do comércio. O ambiente virtual tornou-se, para muitos, a única alternativa e gerou uma grande alta nos pedidos por delivery. Acontece que boa parte deles não estava preparado para esse novo modelo de negócio e muitos pedidos acabavam ficando esquecidos em meio a tanta demanda.
Nesse contexto, a Startup Anota Aí viu seu faturamento aumentar 360% entre março e agosto em função do “novo normal” para os restaurantes. A procura pelo serviço foi tanta que a empresa iniciou o ano com pouco mais de 20 colaboradores e deve fechar com 60. Isso porque a startup desenvolveu um sistema que automatiza os pedidos originados através das redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram) dos estabelecimentos. Trata-se de uma assistente virtual que recebe as demandas e encaminha para o restaurante, evitando que perca pedidos por falta de atendimento.

Com mais de 2 mil clientes em sua base e com operações em todos os Estados dos pais, a Anota Aí também sentiu a insegurança que a crise sanitária provocou em todos os segmentos da economia. “Conforme a pandemia avançou, entendemos como o mercado reagiria. Ficamos muito orgulhosos em auxiliar micro e pequenos estabelecimentos no processo de digitalização. Este momento de transformações forçadas foi turbulento”, diz o diretor comercial da Anota Aí, Marcos Fagundes Junior.
A plataforma criada pela startup automatiza o atendimento ao cliente e pode atender desde estabelecimentos de bairro a grandes franquias, como já acontece. A Anota Aí já identifica um amadurecimento do mercado com a necessidade de digitalização e considera que há mais espaço para crescimento. A startup planeja finalizar o ano de 2021 com pelo menos 20 mil clientes ativos e, para acelerar o negócio, participa do Programa StartupRS do Sebrae. “O programa nos auxilia muito e nos conecta a pessoas do ecossistema do empreendedorismo que podem contribuir com nossos objetivos”, conta Marcos.
Para João Neto, Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, a Anota Aí atende os clientes de uma forma bastante humanizada e tem o grande diferencial de conseguir aumentar a conversão de pedidos nos estabelecimentos. “Eles têm tudo para crescer cada vez mais. A pandemia aumentou muito os pedidos por delivery e eles já tinham uma plataforma estruturada, com informações que facilitam o relacionamento de um atendente virtual com o cliente, além de serem uma opção relevante aos aplicativos de delivery, pois permite a venda por meio das redes sociais do estabelecimento. Agora, dentro do programa, estamos trabalhando questões relacionadas ao processo de vendas, canais de tração e Customer Success, pois os processos de vendas já estavam bem organizados dentro da startup”, destaca Neto. Saiba mais em https://anota.ai.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.