
Mais buscados: MEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS consultoria

Da Redação
Transformar os resultados de uma atividade acadêmica em produto era o principal desafio de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) quando criaram a TideSat Global, em 2022. Três anos depois, a startup é uma das 50 finalistas no concurso realizado pelo South Summit Brazil, maior evento de tecnologia e inovação do País e que acontece em Porto Alegre de 9 a 11 de abril.
Duas mil, cento e vinte e nove startups se inscreveram em cinco categorias. A TideSat Global concorre na categoria Sustentabilidade e ESG. O anúncio das vencedoras será no dia 11.
Na época da criação da TideSat Global, o time já tinha consciência sobre a necessidade de incorporar uma visão empreendedora para transformar em negócio uma tecnologia inovadora na medição do nível de água de sistemas hídricos. O que eles não poderiam imaginar é que uma enchente histórica e de proporções inimagináveis atingiria o RS dois anos depois.
Esse é um resumo do início da história da TideSat, empresa que oferece o serviço de monitoramento do nível da água a partir da técnica chamada refletometria GNSS. A captação dos dados ocorre por meio de sensores que utilizam a reflexão do sinal de satélite sobre a água para medir o nível, conforme conta o CEO da empresa, Douglas Leipelt.
“Com essa tecnologia, desenvolvida na UFRGS, é possível operarmos com sensores de baixo custo e instalados em locais distantes da água, garantindo sua operabilidade mesmo em caso de inundações. É uma solução eficaz e barata, que tem o potencial de popularizar o monitoramento de nível para a população”, explica Leipelt.
O CEO reforça a necessidade de redes robustas de monitoramento, para evitar o que ocorreu em Porto Alegre e em outros municípios do Estado, que contavam com apenas um sensor, levado pela água durante a inundação.
A empresa oferece a coleta, processamento, monitoramento e disponibilização dos dados por meio de dashboards, com uso de tecnologia de processamento exclusiva no Brasil. Atualmente, a TideSat presta serviço para o município de Estrela e para a empresa Portos do Rio Grande do Sul. O sensor instalado em Rio Grande para o monitoramento da empresa garantiu os dados oficiais utilizados durante a enchente em Rio Grande, neste ano. Atualmente, a empresa participa de provas de conceito para possível contrato com os municípios de Porto Alegre-RS e Ipatinga-MG. Na Espanha, existe um sensor instalado para a medição da altura da neve e nos EUA e Canadá para medições de marés.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.