Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Tecnologias no Agro é tema de talk na Arena Inovação

Tema foi discutido no Espaço Juntos para Competir, na tarde deste sábado

atualizado em: 31/08/19

Da Redação

COMPARTILHE

Uma conversa sobre o que há de mais moderno no agronegócio foi o assunto da talk “Tecnologias no Agro”, que aconteceu na tarde deste sábado, 31 de agosto, na Arena Inovação, que faz parte do Espaço Juntos para Competir, na Expointer, iniciativa da Farsul, do Senar-RS e do Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac.

Tecnologias no Agro é tema de talk na Arena Inovação

A Arena da Inovação estimulou a discussão sobre tema e a relação com o campo (Foto: Marcus Berthold)

A conversa foi conduzida pelo gestor de Projetos do Sebrae RS, João Antônio Pinheiro Neto, que recebeu o consultor de negócios da Falker, Rafael Melo, o fundador da empresa Agrocloud, Mateus Chiarani, e o sócio e fundador da Raks, Vinicius Muller. As três empresas contaram um pouco do que cada uma faz em termos de facilidades, benefícios e soluções de problemas para melhorar o desenvolvimento do agronegócio.

Um dos temas recorrente ao longo do bate-papo, foram as dificuldades de acesso a novos mercados e os desafios para o futuro. “Fora do brasil, o produtor entende que a tecnologia é um investimento e não um gasto. Assim, fica mais fácil de entrar no campo. Porém, essa é uma cultura que está mudando e se ampliando aqui Brasil”, comentou Muller.

O problema de infraestrutura no País é um dos maiores desafios para quem desenvolve soluções para o agronegócio, usando a tecnologia. A questão da conectividade em áreas no interior do Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma barreira na hora de implementar essas novas tecnologias. “Queremos no campo uma ideia que o produtor possa desenvolver, mas temos que fazer algo completo que traga um retorno e seja aproveitado ao máximo por ele. Quem conseguir fazer isso, vai fazer um ótimo negócio”, destacou Chiarani.

Outro problema apontado pelos empresários foi a falta de capacitação. O consultor de negócios da Falker comentou que a empresa está adaptando um modelo para entregar um produto que o cliente entenda e crie uma empatia maior com o produtor. “Estamos trabalhando nas capacitações dos projetos para todos falarem a mesma língua”, disse Melo.

A três empresas elogiaram a estrutura da Expointer e reconheceram o Espaço Juntos para Competir como uma porta de entrada para novas oportunidades de negócios.

Conheça as empresas:

Com 14 anos de mercado, a Falker, de Porto Alegre, é focada na agricultura de precisão, fazendo o monitoramento de todo o processo do ciclo produtivo, desde a análise do solo, compactação dos dados e detalhes do produto. Já tem vendas diretas no mercado asiático, na Colômbia e Argentina.

A Agrocloud, Flores da Cunha, é uma startup que criou um software para fazer a rastreabilidade de frutas e hortaliças, onde o produtor alimenta essa plataforma e consegue gerenciar todas as etapas de produção, com todos os detalhes. Funciona como um caderno de campo digital que gera um QRcode com essas informações para o consumidor.

A Raks, de São Leopoldo, surgiu em 2014 com a ideia de evitar o desperdício de recursos hídricos. Trata-se de um sensor de umidade do solo em que os dados acionam uma irrigação, usando apenas o que é necessário para a hidratar a terra. A alimentação de todo o sistema é feita através da energia solar. A tecnologia é desenvolvida pela própria empresa.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.

O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: