Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI Credito Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Trabalho cooperado para estimular a cadeia produtora de ovinos

atualizado em: 21/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Núcleo de Criadores de Ovinos dos Campos Neutrais reúne 20 produtores na Região Sul

Da Redação

Grupo de criadores de ovinos uniram-se para melhor produtividade (Foto: Elias Eberhardt / Arquivo)

Santa Vitória do Palmar – O trabalho cooperado foi a solução encontrada por um grupo de produtores rurais do Sul do Estado para gerar novos negócios e capacitar o sistema produtivo. O Núcleo de Criadores de Ovinos dos Campos Neutrais foi fundado por 20 empreendedores de Santa Vitória do Palmar para debater o segmento e buscar orientação técnica. A iniciativa é da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com apoio da Emater e do Sindicato Rural do município.

De acordo com o técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS Juliano Wiener Bolzoni a sensibilização dos produtores, que integram o projeto Desenvolvimento Produtivo e Mercadológico da Ovinocultura da Região Sul, iniciou no primeiro semestre de 2016. “Conversamos com eles em janeiro para explicar a iniciativa. Logo depois, a Emater assumiu uma aproximação e os levou para uma visita técnica em Pinheiro Machado para conhecer o trabalho de outro núcleo de criadores já participante do Juntos para Competir”, conta. Segundo Bolzoni, foi na volta dessa viagem que surgiu o interesse de formar o Núcleo.

Com o apoio das entidades envolvidas, os produtores realizarão, em um primeiro momento, o diagnóstico de suas propriedades. A partir desse resultado, eles participarão de ações como dias de campo, oficina de finanças e consultorias gerenciais e técnicas. “O objetivo deles é aumentar a produtividade com uma melhor gestão, buscando o aumento da rentabilidade de seus negócios”, disse. A próxima etapa será buscar uma melhor organização da comercialização de cordeiros, pois de acordo com Bolzoni, é um dos aspectos que mais apresenta gargalos.

O presidente do Núcleo, Marco Antonio Petruzzi, conta que há um problema de sazonalidade a ser resolvido. “Por enquanto temos épocas muito definidas para comercializar a produção, que é especialmente o final de ano e um pouco na Páscoa. Com organização e planejamento do rebanho, podemos estender esses períodos”, enfatiza. A dificuldade de ofertar está na desorganização de toda a cadeia produtiva, segundo ele, e o apoio técnico do Juntos para Competir está auxiliando nesse processo. “É fundamental um frigorífico para abater o animal, mas já temos uma outra ponta dentro do grupo que está trabalhando nesse sentido. Além disso, futuramente, teremos uma marca própria”, revela.

A engenheira agrônoma da Emater que acompanha o Núcleo, Janete Basso Costa, relembra que a região já foi símbolo da cultura de ovinos, chegando ao número de 800 mil cabeças. Hoje são cerca de 50 mil. “Era um momento em que a produção de lã estava entre as principais atividades econômicas nas cooperativas. Com o advento do tecido sintético, o mercado diminuiu. Portanto, a retomada atual está na produção da carne”, explica. Segundo ela, as atividades com o grupo serão fundamentais para que cada um dos produtores enxergue a atividade de forma mais ampla. “O primeiro momento será de qualificar a produção para, na sequência, pensarmos nas estratégias de comercialização”, finaliza.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: