Mais buscados: mEI credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
A Administração Municipal de Três Passos lançou na noite desta segunda-feira (20) o seu Plano Anual de Compras. O documento foi construído em parceria com o Sebrae RS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, e traz muitos avanços para o ambiente de negócios. A ferramenta permite o planejamento interno da Prefeitura junto às secretarias municipais e contribui para que os empresários locais se organizem para participar das licitações públicas. O evento reuniu mais de 60 pessoas no Centro Empresarial de Três Passos. Estiveram presentes empreendedores, representantes do Sebrae RS, o prefeito Arlei Tomazoni; o secretário de Desenvolvimento, Carton Cardoso; e a secretária de Administração, Cristiane Seibel, que fez a apresentação do Plano aos participantes.
“Os empreendedores puderam dirimir suas dúvidas a respeito das compras públicas. É muito importante aumentar a participação das empresas locais nas licitações, a fim de manter estes valores circulando dentro do nosso município”, destacou o prefeito Arlei Tomazzoni. O gestor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Claudiomiro Reis, explica que o Plano permite ao poder público comprar melhor, uma vez que o planejamento amplia o poder de barganha para negociar com fornecedores e empresários. “Ou seja, a prefeitura vai ter acesso a preço e contratação mais favoráveis, obtendo a melhor relação custo-benefício, tanto ao município quanto ao fornecedor”, reforça.
O consultor de Políticas Públicas do Sebrae RS, Wilson Augusto Melo da Fonseca, explica que o documento apresenta um descritivo detalhado dos produtos e serviços que a prefeitura consome ou contrata e informa ainda prazos e previsão de compra. “É um instrumento que traz transparência para que os empreendedores possam se preparar e se articular para participar das licitações”, aponta. Segundo Fonseca, com isso Três Passos se coloca à frente de outros municípios por já iniciar a divulgação do seu Plano Anual de Compras, trazendo os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para dentro do ambiente de negócios da cidade.
“A prefeitura quer promover o aquecimento da economia, fazer com que as oportunidades de compras cheguem às empresas locais. Com isso, cria-se um momento mais favorável aos pequenos negócios”, destaca o consultor. A partir de agora, a prefeitura dedica-se à capacitação dos empresários. “Este segundo momento que se inicia é importantíssimo para orientar os empreendedores. Todo um movimento vai ser criado com foco nessa qualificação”, completa Fonseca.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.