Mais buscados: MEI crEdito Sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
As atrações turísticas do Rio Grande do Sul podem ser ainda mais surpreendentes quando apresentadas por profissionais que conhecem os roteiros. É para isso que o Sebrae RS, por meio dos projetos Costa Doce Natureza e Pelotas Turismo Cultural, vai realizar, no dia 3 de outubro, a III Rodada de Negócios Turísticos da Costa Doce. A partir das 14h, no Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS), 12 agências que trabalham com receptivo de turistas na região Sul vão se apresentar diante de operadoras convidadas. O evento tem o apoio das prefeituras cujos municípios são sedes dos roteiros.
A dinâmica da Rodada de Negócios é interessante para os representantes de grandes operadoras que vão em busca de novidades e destinos porque, em pouco tempo, e em um mesmo lugar, é possível obter informações e detalhes sobre possibilidades para as vendas. As apresentações de cada agência têm duração de 10 minutos e ocorre frente a frente com potenciais clientes.
Segundo a gestora dos projetos no Sebrae RS, Jussara Cruz Argoud, o modelo de aproximação dos empreendedores do turismo com os clientes que vendem os roteiros ao público é eficaz na medida em que otimiza tempo e custos para todos. “A Rodada é uma oportunidade muito objetiva. Reúne pessoas que trabalham com interesses comuns e já chegam ao encontro preparadas para a busca exata daquilo que planejaram ou pretendem conhecer para inovar”, explica. Esses encontros proporcionam aproximações também entre as agências e os profissionais que estudam, atuam, pesquisam e interagem sobre questões como atendimento, inovações, métodos e até dificuldades em comum. “Parcerias acabam surgindo”, argumenta Jussara.
Um exemplo é a experiência da TerraSul Turismo Pelotas. Participante pela terceira vez consecutiva, a pequena empresa viu seus resultados crescerem a partir da iniciativa do Sebrae RS e parceiros. “Preparamos, além de estudar aquilo que temos a oferecer, um material de divulgação com imagens e explicações atraentes”, conta Josette Pereira, sócia do negócio. Para ela, a Rodada é uma possibilidade de apresentar o objeto de suas vendas. “Em 25 anos de atuação, somente nos últimos cinco é que percebemos maior interesse pelas atrações na região de Pelotas, justamente porque estamos ofertando melhor”, avalia.
A empreendedora reconhece que os roteiros em sua região precisam ser cada vez mais divulgados, pois, assim, é o processo que torna o turismo mais ativo. “As pessoas vão muito para a Bahia também porque há uma grande oferta. Estamos no caminho disso e o nosso trabalho passará a ser reconhecido cada vez mais por agências que nos representem”, acredita Josette. Na TerraSul, anualmente, são atendidos em média 800 a 1.200 turistas e a expectativa para 2019 é conseguir crescer entre 5% e 10%. “Em anos sem eleições ou eventos como Copa, registramos maior movimento por conta de menos concorrência. Nossos clientes estão mais nos grupos de idosos interessados em cultura e lazer e estudantes do ensino médio que estão aprendendo sobre a história do Estado”, resume a empresária.
Confira as agências que estarão na III Rodada de Negócios Turísticos da Costa Doce:
Pelotas
Terrasul Turismo
Soila Turismo
Pedal Curticeira
Andréa Chies Agriturismo
Rio Grande
Minéia Turismo
São José do Norte
Laguna Sul
Tavares
Lagoa Expedições
Guaíba
Jardineira Guaiba
Arambaré
Eco 360
Confraria de Arambaré
Morro Redondo
Morro de Amores Receptivo
São Lourenço do Sul
Maria Faceira
Siga o SEBRAE RS
11 de Setembro de 2024
Ecossistemas de inovação do RS concorrem em um dos maiores eventos do Sistema Sebrae
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.