Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Credito Sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Turismo LGBT pode representar oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas

Pesquisa aponta que as pessoas que compõem esse público gastam 30% a mais que outros viajantes

atualizado em: 27/06/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – A capital gaúcha está entre os sete destinos gay-friendly do País certificados pela Embratur. O reconhecimento também pode representar bons negócios para a cidade e para o Estado. Segundo a Organização Mundial do Turismo, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e travestis representam 10% dos viajantes do mundo e contribuem com 15% do faturamento do setor.

Mercado GLBT é promissor para o turismo (Foto: Banco de Imagens)

A coordenadora de projetos de turismo do SEBRAE RS, Amanda Paim, recomenda que os empresários estejam atentos a esse mercado. “É um dos segmentos mais rentáveis e também mais exigentes da indústria do turismo. Deve ser estudado, compreendido e principalmente respeitado”, indica.

A pesquisa da Organização Mundial do Turismo também apontou um crescimento anual de 11% das viagens desse público, diante de uma alta de 3,5% dos outros viajantes. Outro dado relevante diz respeito ao consumo. Os turistas LGBTs gastam 30% a mais que os demais. Além disso, costumam viajar mais vezes. São em média quatro viagens ao ano e 45% dos gays e lésbicas escolhem destinos no exterior, enquanto a média de turismo interno é de 9%.

De olho nesse mercado, no ano passado, a Secretaria de Turismo de Porto Alegre lançou o programa POA LGBT, com participação do SEBRAE RS, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – RS) e o Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau. Como parte da iniciativa, foi lançada uma cartilha e foram promovidos treinamentos para capacitar os atendimentos e estimular uma atuação mais afirmativa e inclusiva por parte das empresas.

Os dados da OMT também constataram que a grande maioria possui formação superior, 89%, e que a estimativa de renda mundial dessa parcela da população é de US$ 3 trilhões, superior ao PIB de países como a França. “O público LGBT é superqualificado. As micro e pequenas empresas também precisam estar preparadas para atender esse mercado”, destaca Amanda.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: