
Mais buscados: Mei credito Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Da Redação

Porto Alegre – Dando as boas vindas a todos os presentes, o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch, destacou a importância do V Fórum de Gestão Pública, na manhã desta terça-feira (04/12), no Centro de Eventos Plaza São Rafael. Para ele, o evento é fundamental para que os administradores municipais possam conhecer as oportunidades que alavanquem as micro e pequenas empresas gaúchas.
O presidente agradeceu o governo do Estado, na pessoa do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, pelo apoio ofertado na promoção do evento. Cumprimentou, também, a Fecomércio-RS, representada pelo presidente Zildo De Marchi, pela inestimável parceria no desenvolvimento do fórum.
Vitor Koch enfatizou que o Fórum de Gestão Pública é um espaço criado para a discussão de novas ideias de administração municipal, troca de informações e apresentação das melhores práticas de gestão. Segundo ele, o Rio Grande do Sul precisa voltar a ocupar seu lugar de destaque no País. “Nós temos competência para isso e precisamos nos esforçar ao máximo para concretizar isso. Ao longo do ano, promovemos encontros regionais que apontaram as forças e fraquezas das MPEs e é isso que queremos mostrar aqui hoje”, avaliou.
Zildo De Marchi, presidente da Fecomércio-RS , falou que a entidade não poderia deixar de estar ao lado do Sebrae-RS na promoção de um evento tão importante, “que mostra caminhos para impulsionar o desenvolvimento do nosso Estado”. Uma iniciativa como esta, que foca a gestão pública, é fundamental, pois é preciso que as administrações tenham razão e paixão ao gerir seus municípios, explanou De Marchi. “A integração das nossas instituições com o poder público nos dá chance de crescer. O Rio Grande do Sul precisa retomar o seu crescimento”, alertou o presidente da Fecomércio-RS.
O secretário Afonso Motta destacou a promoção do Sebrae-RS e o empenho em procurar mostrar para os prefeitos como os pequenos negócios tem papel decisivo no crescimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Ele apresentou a saudação do governador Tarso Genro a todos os presentes e falou do trabalho que ele realiza, no momento, pelo interior gaúcho, buscando mais subsídios para sua gestão a frente do Executivo Estadual.
Motta ressaltou, também, as articulações e construções que norteiam a secretaria e como elas são importantes para melhorar as relações com cada um dos 497 municípios gaúchos, “buscando sempre a integração com as administrações municipais”. Ele apontou que a qualificação da gestão pública vai permitir muitos avanços nesta área no Estado, mas ressaltou a necessidade de várias outras questões que precisam ser implementadas no que tange as relações federativas.
A abertura do V Fórum de Gestão Pública contou com a presença de 115 prefeitos, 49 eleitos e 66 em exercício, além da diretoria executiva do Sebrae-RS, composta pelo superintendente Léo Hainzenreder, pelo diretor Técnico Marco Kappel Ribeiro e pelo diretor de Administração e Finanças, Marcelo Ribas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Março de 2026Conselho Municipal de Turismo lança calendário oficial de eventos de Santa Maria
SAIBA MAIS12 de Março de 2026
Santa Cruz do Sul recebe Startup Day 2026 com foco em saúde mental no empreendedorismo
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
09/01/2026 16:00
Google recebe programação do Retail Day Sebrae em Nova York
19/12/2025 12:00
Sebrae RS leva comitiva de micro e pequenos empreendedores para a maior feira de varejo do mundo, a NRF
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.