Mais buscados: mEI Credito SEI BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
De pequeno produtor a empreendedor dono de um produto simples, inovador e sustentável, e que é sucesso em diferentes regiões do País. Esse é o resumo da trajetória de Márcio Gonçalves, de 45 anos. Há mais de duas décadas atuando no município de Feliz na produção de hortifrutigranjeiros, o hoje empresário dedicou os últimos cinco à profissionalização de uma ideia que virou negócio e atualmente é case de sucesso do Sebrae RS à frente da Federal Agro: o Vaso Pleno.
Primeiro do gênero com reserva técnica para plantio em sistema fechado (estufa), o produto evita em até 40% o desperdício de água e nutrientes por parte de frutas e legumes. Com uma produção mensal entre 3.500 e 4.000 unidades do produto, a empresa comemora neste mês de janeiro um ano no mercado.
O vaso possui 19cm de altura, 25cm de diâmetro e capacidade de 6.5 litros para comportar todo o tipo de substrato. São duas estruturas principais móveis que se adaptam ao tamanho da hortaliça a ser cultivada e que podem ainda fazer uso de um sistema de gotejamento tradicional. A sua base é uma reserva técnica de 250ml que em contato direto com o vaso – e não com o solo – evita o desperdício de água e nutrientes. O produto é dinâmico e pode ser usado em mais de 70 diferentes culturas interconectado com até 250 vasos em uma mesma estufa sem necessidade de outros componentes ou periféricos extras para o seu funcionamento pleno.
“Temos o privilégio de contar com parceiros que nos auxiliam bastante na profissionalização do negócio. Por se tratar de um produto sustentável e com boa demanda, a aceitação tem sido ótima”, destaca. Segundo o empreendedor, a experiência como produtor permite uma melhor interação com os clientes. “Como tenho experiência dos dois lados do balcão, temos mais empatia quando falamos com as pessoas entendendo suas demandas”, resume.
Segundo o analista do Sebrae RS, Leonardo da Conceição, o trabalho da organização junto ao produtor rural passou por diferentes estágios e programas de capacitação e consultorias. Além do auxílio no processo de encaminhamento de patente do produto, marketing, vendas, gestão financeira e empresarial foram alguns dos conteúdos desenvolvidos pelo empreendedor.
A estruturação do negócio e a aceitação do produto foi tamanha ao longo de 2022 que, desde o mês de novembro, o empreendedor conta com um escritório de vendas com base em São Paulo/SP. Além do mercado gaúcho e paulista, os vasos chegam ainda a estados como Minas Gerais e Paraná. As vendas ocorrem predominantemente nos canais digitais da empresa, uma das muitas estratégias desenvolvidas junto ao Sebrae RS, e se dividem de forma igualitária entre granjas e residências.
Além das vendas diretas aos consumidores, Gonçalves chamou a atenção de prefeituras gaúchas que manifestaram interesse no produto. Neste mês de dezembro, a cidade natal do empreendedor – Feliz – lançou o Programa Renova Plantio. A iniciativa doou onze mil unidades do vaso para um grupo de 55 produtores rurais selecionados pelo poder público local. A ação teve como objetivo servir como pontapé inicial para incentivar o cultivo de morangos e outras variedades de hortigranjeiros em estufas, visando promover a modernização e o aumento da tecnologia e produtividade das propriedades rurais no município.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.