Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI CREDITO CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Web Summit 2018 termina com um mergulho no futuro das novas tecnologias

O evento que aconteceu em Lisboa discutiu temas como fake news, inteligência artificial, proteção de dados e igualdade de gêneros.

14/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

Conectar. Nunca uma palavra fez tanto sentido para um evento de tecnologia. Isso porque o mundo da inovação se encontrou para discutir o futuro das tecnologias e negócios no Web Summit 2018. A conferência de tecnologia e empreendedorismo é considerada uma das maiores e mais importantes do mundo. Ela aconteceu em Lisboa, ao longo de toda a semana passada e teve mais de 70 mil participantes, de 170 países, 1.200 palestrantes e 1.500 startups.

Dezesseis delas eram aqui do Rio Grande do Sul: Digital Business, Smart Support, meuResíduo, Splora, Elfos, Solution Sistemas e Gestão, Business Training, Alfa Sistemas, Marke Marketing Digital, NetEye, Unirede, I94.Co, Devsol Softwares, WhatsShare, Tradeplan e ENX Tecnologia da Informação.

Web Summit 2018 termina com um mergulho no futuro das novas tecnologias

Tema Futuro deu tom ao Web Summit 2018

As startups gaúchas puderam se conectar com empresários do mundo todo, conheceram as novas tendências e trocaram experiências na Web Summit. Elas foram selecionadas a partir do projeto de internacionalização de empresas de TI, desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o CIN/Fiergs. Também acompanharam a missão Unisinos, Feevale e Seprorgs (Sindicato das Empresas de Informática).

A coordenadora de economia digital do Sebrae RS, Débora Chagas, lembra que “este é um momento único de networking para empresas porque elas conseguem se conectar com outras empresas, ver exemplos e conversar com empresários de vários países do mundo”. Depois de aproximar os laços com o mercado europeu, as 16 empresas gaúchas trazem na bagagem muita inspiração para ampliar os seus negócios aqui no Estado.

 

Imersão no Web Summit 2018

A feira aconteceu num momento onde os novos modelos de negócios exigem mudanças. As empresas que foram ao Web Summit 2018 participaram de rodadas de negócios e um workshop sobre o mercado de Portugal.

Um dos assuntos mais tratados em Lisboa foi sobre o tema que preocupa a maioria dos líderes políticos e empresários: Fake News e como as tecnologias podem ajudar a conter esse novo mal. Concluiu-se que o assunto não depende exclusivamente da tecnologia, mas de educação das pessoas. Tratou-se do assunto com muita importância porque existem muitas consequências negativas que podem surgir a partir de uma notícia falsa.

Outro tema muito discutido foi o da igualdade de gêneros, que as mulheres ainda têm muita dificuldades de se inserir no mundo da tecnologia. Esse problema social foi tratado pela comissão europeia. Pensando em ampliar a participação das mulheres no mundo da tecnologia, o Web Summit chegou a colocar 10 mil ingressos com 90% de desconto para mulheres.

No universo da tecnologia, temas como as criptomoedas e inteligência artificial não podem ficar de fora. Os governos devem estar abertos e precisam entender o crescimento do mercado voltado para esse tipo de criptomoeda. No palco principal, foram apresentados os robôs Sophia e Ham que, além de responderem perguntas, mostraram diferentes expressões faciais, como raiva, alegria, tristeza. Expressões como essas são um grande avanço nas questões de robótica porque robôs cada vez mais parecidos com humanos é um dos maiores desafio da área de tecnologia.

A privacidade dos dados foi outro assunto da Web Summit 2018. O Google, que é uma das empresas que mais faz uso desse sistema, e o co-fundador do Tinder, Sean Rad, debateram o tema. Segundo Sean Rad, as empresas deveriam ter mais responsabilidades com os dados das pessoas, mas cabe também às pessoas a preocupação com esses dados.

A coordenadora de economia digital do Sebrae RS lembra que muito se falou em Lisboa sobre esse tema da proteção de dados fazendo uma analogia que deveria ser semelhante a um hábito rotineiro como escovar os dentes, isso porque o roubo de dados é algo extremamente perigoso e pensar no assunto se torna algo fundamental nos dias atuais.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Dezembro de 2018

Caixa Misteriosa estimula o consumo de alimentos orgânicos

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2018

Palestra online discute futuro da educação empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:11

Palestra on-line mostra como atrair o consumidor moderno

Sebrae RS Podcast 07/12/2018 18:12

Palestra foca no mercado fornecedor para complexo hospitalar

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: