
Mais buscados: mEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Da Redação
Uma das mais belas regiões de Portugal, o Alentejo, foi cenário para mais uma visita técnica da comitiva de 15 vinícolas gaúchas em Portugal. Na ocasião, o grupo visitou o empreendimento L’and Vineyards, condomio vitícola caracterizado pela junção de design, da sofisticação e da cultura do vinho. No mesmo dia, os empresários conheceram a Corticeira Amorim, responsável pela fabricação de um dos principais insumos de quem trabalha na produção de vinhos a rolha e seus derivados. A missão conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Vinhos do Brasil, e da vice-cônsul de Portugal, Adriana de Melo Ribeiro. A programação segue até o dia 12 de maio.
Apesar de o vinho não ser o principal atrativo, o hotel L’and Vineyards se tornou referência para quem planeja empreender no segmento de enoturismo. O gerente de Comércio e Serviços do Sebrae RS, Fábio Krieger, conta que o local possui 40 casas e 30 apartamentos. “Ainda que a hospedagem seja o foco maior, o vinho também faz parte da experiência. O local enriqueceu as nossas visitas técnicas por conta das questões de design, paisagismo e inovação. É possivel ver as estrelas pois o teto é reclinável. Tem ainda o SPA com tratamentos a base de uvas e vinhos e uma linha de produtos de saúde e beleza”, conta.

Para a proprietária da Estância Paraízo, localizada na Região da Campanha, Victoria Mércio, a união da cultura do vinho com a hotelaria foi o ponto que mais marcou a visita. “O projeto arquitetônico e a experiência enogastronômica me chamaram muito a atenção. É muito interessante ver como a viticinicultura pode ser a base de uma gama infinita de projetos”, ressalta.
A outra ponta da cadeia produtiva
Para conhecer como funciona a produção da rolha, um dos principais insumos para vinhos e espumantes, o grupo visitou a Corticeira Amorim, fundada há 140 anos e posicionada como líder mundial no setor. Fábio Krieger explica que foi um importante ponto na programação para que os empresários tivessem uma dimensão maior da cadeia produtiva. “Acompanhamos todo o processo de fabricação do disco da rolha. Essa unidade fabril que visitamos produz onze milhões de discos por dia. Ano passado, o número foi de 5,4 bilhões de rolhas”, impressiona-se.
Nesse processo produtivo observado pelo grupo, a questão da sustentabilidade também foi destaque. Na unidade de fabricação nada é desperdiçado. “Existem diversas classificações de produtos e subprodutos, a rolha é apenas um deles. Por último, temos uma espécie de pó, que é aspirado e transformado em uma biomassa que gera energia”, conta a técnica. Com isso, 60% da energia utilizada nas dependências da fábrica é derivada dessa biomassa, e os 40% restantes é energia comprada.
O reaproveitamento da cortiça resulta, ainda, em material para isolamento térmico e acústico, insumo para produção de calçados e bolsas, além de revestimentos utilizados na indústria moveleira.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.