Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Aumento de produtividade e melhora da qualidade de vida

atualizado em: 10/12/18

Da Redação

COMPARTILHE

De longe já se percebe que a propriedade rural de Adroaldo e Fátima Moraes é diferente.Localizada no interior de São Miguel das Missões, região Noroeste do Estado, afazenda Lajeado é administrada pelo casal e outros quatro funcionários que se dividem na produção de leite e de gado de corte. Há quatro anos, os Moraes decidiram profissionalizar a atividade e aderiram ao Programa PISA – Produção Integrada de Sistemas Agropecuários, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir. 

Aumento de produtividade e melhora da qualidade de vida 1
Explanação sobre a produção em uma das propriedades rurais.

Na sexta-feira, 7 de dezembro, a família recebeu uma centena de outros produtores rurais, que também fazem parte do PISA, para apresentar os avanços obtidos através do programa. O evento, que marcou o encerramento do PISA e do projeto Integração Lavoura Pecuária (ILP) na região Noroeste, também contou com visita técnica na propriedade de Pedro Mothci do Nascimento, bem como relatos dos impactos positivos alcançados pelas 140 propriedades participantes das duas iniciativas. 

No caso da Fazenda Lajeado, a produção anual de leite passou de 296.405 litros de leite/ano em 2015, para 328.817 litros de leite/ano em 2018, com a mesma quantidade de vacas em lactação do início do projeto: 50. “Fizemos muitas melhorias a partir do PISA: implementamos o pastejo rotatínuo, descartamos os animais velhos e substituímos pelas novilhas, investimos em genética de pasto e no sistema silvipastoril”, comenta Fátima, orgulhosa do trabalho que desenvolve, já que o marido fica responsável por administrar a criação do gado de corte. E o segredo, segundo Fátima, está nos pequenos detalhes, capacidade e característica mais aguçada nas mulheres e que se complementa com a olhar mais macro dos homens. “O sucesso da atividade leiteira está na vontade de trabalhar, no detalhe e no apoio que eu e meu marido nos damos”, complementa. 

O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira, acompanhou o evento e destacou as conquistas dos produtores. “O aumento de produtividade e, consequentemente, da renda das famílias, representa, acima de tudo, qualidade de vida para as pessoas e incentivo para que permaneçam no campo”, disse. 

Principais resultados ILP

Desmistificação (soja + bovinocultura);

Maior segurança do sistema integrado e rentabilidade do sistema pecuário;

Melhoria na utilização das pastagens e do campo nativo;

Melhoria nas estruturas das propriedades. 

Principais resultados PISA

17% a mais de vacas em lactação por produtor;

Aumento médio do número de terneiras, que passou de 70 para 262 (melhoria da genética);

Aumento do sucesso de inseminação;

Aumento médio de 8% de litros de leite por vaca/dia, passando de 14 para 15,3 litros de leite por animal/dia;

Diminuição de 21% de uso de silagem por vaca/dia. 

Saiba Mais

Os projetos PISA e ILP fazem parte do Programa Juntos para Competir, uma ação integrada do setor agropecuário, desenvolvida por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS e contam também com a orientação técnica das Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Paraná. O objetivo é promover o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado. A gestora destaca que, para avaliar a sustentabilidade e o impacto dos projetos, utilizam a metodologia SAFA (Sustentainability Assessment of Food and Agriculture Systems), criada pela FAO para avaliação de sustentabilidade ao longo das cadeias alimentares e de valor da agricultura. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Abril de 2024

Ciclo dois do Cidade Empreendedora em Frederico Westphalen terá ações voltadas à agricultura familiar

SAIBA MAIS

 

15 de Abril de 2024

Sebrae promove workshops sobre captação de recursos do Tecnova III

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: