Mais buscados: mei credito sei boas Praticas CONSULTORIA
Da Redação
De longe já se percebe que a propriedade rural de Adroaldo e Fátima Moraes é diferente.Localizada no interior de São Miguel das Missões, região Noroeste do Estado, afazenda Lajeado é administrada pelo casal e outros quatro funcionários que se dividem na produção de leite e de gado de corte. Há quatro anos, os Moraes decidiram profissionalizar a atividade e aderiram ao Programa PISA – Produção Integrada de Sistemas Agropecuários, desenvolvido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir.
Na sexta-feira, 7 de dezembro, a família recebeu uma centena de outros produtores rurais, que também fazem parte do PISA, para apresentar os avanços obtidos através do programa. O evento, que marcou o encerramento do PISA e do projeto Integração Lavoura Pecuária (ILP) na região Noroeste, também contou com visita técnica na propriedade de Pedro Mothci do Nascimento, bem como relatos dos impactos positivos alcançados pelas 140 propriedades participantes das duas iniciativas.
No caso da Fazenda Lajeado, a produção anual de leite passou de 296.405 litros de leite/ano em 2015, para 328.817 litros de leite/ano em 2018, com a mesma quantidade de vacas em lactação do início do projeto: 50. “Fizemos muitas melhorias a partir do PISA: implementamos o pastejo rotatínuo, descartamos os animais velhos e substituímos pelas novilhas, investimos em genética de pasto e no sistema silvipastoril”, comenta Fátima, orgulhosa do trabalho que desenvolve, já que o marido fica responsável por administrar a criação do gado de corte. E o segredo, segundo Fátima, está nos pequenos detalhes, capacidade e característica mais aguçada nas mulheres e que se complementa com a olhar mais macro dos homens. “O sucesso da atividade leiteira está na vontade de trabalhar, no detalhe e no apoio que eu e meu marido nos damos”, complementa.
O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Gedeão Pereira, acompanhou o evento e destacou as conquistas dos produtores. “O aumento de produtividade e, consequentemente, da renda das famílias, representa, acima de tudo, qualidade de vida para as pessoas e incentivo para que permaneçam no campo”, disse.
Principais resultados ILP
Desmistificação (soja + bovinocultura);
Maior segurança do sistema integrado e rentabilidade do sistema pecuário;
Melhoria na utilização das pastagens e do campo nativo;
Melhoria nas estruturas das propriedades.
Principais resultados PISA
17% a mais de vacas em lactação por produtor;
Aumento médio do número de terneiras, que passou de 70 para 262 (melhoria da genética);
Aumento do sucesso de inseminação;
Aumento médio de 8% de litros de leite por vaca/dia, passando de 14 para 15,3 litros de leite por animal/dia;
Diminuição de 21% de uso de silagem por vaca/dia.
Saiba Mais
Os projetos PISA e ILP fazem parte do Programa Juntos para Competir, uma ação integrada do setor agropecuário, desenvolvida por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS e contam também com a orientação técnica das Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Paraná. O objetivo é promover o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Estado. A gestora destaca que, para avaliar a sustentabilidade e o impacto dos projetos, utilizam a metodologia SAFA (Sustentainability Assessment of Food and Agriculture Systems), criada pela FAO para avaliação de sustentabilidade ao longo das cadeias alimentares e de valor da agricultura.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.