
Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

Marau – O município de Marau implementou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e está garantindo uma série de benefícios para os empreendedores, o que estimula a economia da cidade. Além de licitação exclusiva para compras governamentais, alíquotas diferenciadas de IPTU estão entre as iniciativas geradas.
O técnico do SEBRAE/RS da Regional Planalto, Patric Cunha Strapazzon, conta que foi um trabalho bastante desafiador. “Marau é uma das maiores cidades da região e tem um enorme potencial empreendedor. Levamos um tempo maior para implementar, mas já estamos realizando diversas iniciativas”, conta. Uma das primeiras mudanças realizadas foram as licitações. No momento, 70% das compras do município são realizadas com micro e pequenas empresas.
Além disso, a cidade conta com uma Sala do Empreendedor, espaço mantido em parceria com a FABE – (Faculdade de Administração da Associação Brasiliense de Educação), que oferece diversos serviços para os empresários. Com a Lei Geral, o município poderá, ainda, desburocratizar processos, emitir alvará de forma instantânea e manter o IPTU Residencial para o Empreendedor Individual que trabalha em casa.
Nomeada agente de desenvolvimento local Dargite Waechter começou o treinamento em 2013. Desde então, até a lei ser implementada, participou de uma série de capacitações e auxiliou a colocar as diretrizes em prática. Atualmente, estamos estudando a mudança da Sala do Empreendedor para a prefeitura, a fim de centralizar de fato os processos para formalização de empresa. “Quero, também realizar capacitações com o SEBRAE/RS e trazer técnicos para cá para orientar os empreendedores sobre a importância das compras governamentais”, detalha. “É um trabalho de extrema importância, porque temos muitos empreendedores na cidade que não sabiam da possibilidade de participar de licitações, como o verdureiro, por exemplo, que hoje fornece para creches da cidade”, disse a agente. Marau possui mais de 600 pequenos negócios formalizados.
Sobre a Lei Geral das MPEs
A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A legislação já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.