Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Projeto piloto do SEBRAE/RS irá difundir a prática do lean manufacturing

atualizado em: 22/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa que estimula a produtividade vai contemplar 30 empresários de Caxias do Sul até o final de 2016

Da Redação

Lean manufacturing para as pesquenas empresas (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Técnicas adequadas para otimizar a produtividade são fundamentais para uma empresa. A prática, bastante difundida em grandes corporações, começa a ser estimulada entre as pequenas empresas. O SEBRAE/RS iniciou, de forma piloto, o Projeto Lean Manufacturing, que irá auxiliar 30 empresários de Caxias do Sul, até novembro de 2016, a implantar ferramentas direcionadas para os seus processos de produção.

O lean manufacturing, ou, em tradução livre, manufatura enxuta, consiste em um sistema de aplicação de diversas ferramentas produtivas, entre elas o mapeamento de fluxo de valor, troca rápida de ferramentas e o 5S, para eliminar o que não agrega valor e tornar as empresas mais rápidas e competitivas. O técnico da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Taisson Toigo, conta que a iniciativa nasceu de forma experimental. “Esse sistema já é aplicado em grandes empresas com bom resultado. Achamos que seria importante inseri-lo, também, nas empresas de pequeno porte. Iremos atuar minimizando o desperdício dos processos produtivos por meio de capacitações até o final de 2016”, disse.

As ações já estão em andamento. O grupo de industriais participou de um curso de 5S, que consiste em uma metodologia de qualidade total com foco em utilização, organização, limpeza, higiene e disciplina; oficina de introdução ao lean manufacturing; oficina de ação para solução de problemas e oficina de gestão visual. “Faremos visitas técnicas em empresas que já aplicaram a metodologia, e também encontros de boas práticas”, conta Toigo.

Para detalhar a iniciativa, o técnico exemplifica. “Os custos são calculados na fase de projeto de um produto, por exemplo. Com base nisso, um engenheiro poderá indicar materiais e processos adequados, reduzindo riscos e investimento”. As palavras-chave da metodologia são flexibilidade e agilidade, ou seja, atitudes que possam detectar o melhor caminho a seguir. “Esperamos como resultado que eles possam melhorar ou até redesenhar seus processos produtivos, resultando em maior ganho de produtividade”, finaliza Toigo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: