
Mais buscados: mei Credito sei Boas praticas Consultoria

Da Redação

As cidades de Cerrito e Tavares acabam de reforçar o compromisso do setor público no apoio ao empreendedorismo. Com a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, de acordo com a legislação 147/2014, uma série de benefícios serão gerados, entre eles a maior agilidade no processo de formalização e as licitações exclusivas com foco nos pequenos negócios.
Conforme explica o técnico da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, “as duas cidades já estão aplicando diversas orientações para estimular novos empreendedores e também aqueles que já possuem seu negócio. São capacitações, orientação para abertura de empresas e licitações exclusivas com as MPEs para a compra de materiais”, explica.
Em Cerrito, por exemplo, a primeira licitação já foi realizada. Esse processo envolve compras que tenham o valor máximo de R$ 80 mil para adquirir bens ou serviços de empreendimentos de pequeno e médio porte. Além disso, a implementação da Sala do Empreendedor contribui para a desburocratização da abertura de empresas, unificando os processos.
O técnico Fabrício Sanches Burkert conta que em Tavares, com a implementação da lei, a atuação do SEBRAE/RS passa a ser mais ampla. “Estamos seguros de que haverá uma atenção ainda maior. Em apenas um mês, já houve licitação exclusiva e, em breve, será inaugurada a Sala do Empreendedor”, disse.
A prefeitura de Tavares nomeou duas agentes de desenvolvimento: Soraia Bjaiji da Silva e Patrícia Queitiana Silva da Silva. Patrícia destaca que o convênio entre SEBRAE/RS e Prefeitura Municipal garantiu uma série de capacitações para os empreendedores. “Todo mês teremos uma nova atividade, que será divulgada na imprensa ou direto com os comerciantes, por exemplo”, conta. O processo de formalização de novas empresas irá começar assim que a Sala do Empreendedor for inaugurada, em poucas semanas. “Queremos fazer ainda mais, pois temos certeza de que podemos contribuir com o desenvolvimento”, finaliza.
Sobre a Lei Geral das MPEs: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ela foi atualizada em 2014, a partir da Lei Complementar 147/2014, que ampliou benefícios aos empreendedores. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 199 cidades gaúchas. Somente este ano, 27 municípios adotaram a lei.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.