Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito Sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Governador destaca a importância da Mercopar para a economia gaúcha

atualizado em: 07/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Abertura oficial foi realizada na noite desta terça-feira (06), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul

Da Redação

Governador José Ivo Sartori visitou a Mercopar na companhia do diretor-superintendente do SEBRAE/RS e do diretor da Hannover Fairs Sulamérica (Foto: Eduardo Rocha)

Caxias do Sul – A importância da Mercopar para a indústria brasileira, considerando-se o atual momento da economia do país, e a capacidade da feira em fomentar negócios e promover o desenvolvimento e a inovação, foram os principais aspectos destacados pelas autoridades durante a cerimônia de abertura da 24ª edição da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, realizada na noite de terça-feira (06), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

O governador José Ivo Sartori, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e de outras autoridades estaduais, municipais e representantes de entidades de classe, prestigiou o evento lembrando que a feira é realizada com base em parcerias e propõe negócios que exigem cooperação e compromisso. “Esse binômio nunca foi tão atual, seja na iniciativa privada seja na gestão pública. A subcontratação industrial alcança empresas de todos os patamares e abre espaço para quem pesquisa e desenvolve inovação e investe em qualidade”, afirmou o governador.

O governador fez questão também de enaltecer o papel da Mercopar enquanto uma feira consistente e propositiva. “Em meio a um território minado por adjetivos de toda a sorte, estamos convencidos de que o que muda a realidade é a ação. Assumimos este compromisso em equipe, de forma solidária e didática. Acreditamos que este seja o papel que a história nos leva a cumprir. E nós o faremos com a compreensão de todos. E vendo a grandeza da Mercopar sinto que com o exemplo de coragem e persistência de pessoas como as que estão aqui, a recuperação econômica, financeira e da autoestima do povo gaúcho, passa por esta feira e por Caxias do Sul”, concluiu.

Derly Fialho, diretor-superintendente do SEBRAE/RS, lembrou a capacidade do setor industrial (Foto: Giovani Vieira)

CAPACIDADE E AVANÇOS – O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, lembrou que a Mercopar surgiu na década de 90, quando o serviço de subcontratação estava em discussão. “Desde então, temos promovido a aproximação de empresas nacionais e internacionais. Apesar de atravessarmos um momento econômico que castiga fortemente o setor industrial, temos convicção de que é preciso cautela, mas não paralisação. A feira reflete a capacidade do setor metalmecânico, os avanços e a qualidade da indústria, além de funcionar como um termômetro do mercado. O cenário atual recomenda que é preciso estar por dentro de toda e qualquer oportunidade de negócio”, afirmou Fialho, acrescentando que a feira permite acompanhar o mercado e estar por dentro das inovações. “Essa trajetória tão exitosa só é possível com a contribuição e o empenho de grandes parceiros, como prefeituras, sindicatos, associações, entidades de classe, instituições de ensino, expositores, empreendedores, patrocinadores, enfim, todos aqueles que contribuem há mais de duas décadas para a realização da Mercopar”.

TALENTO TECNOLÓGICO – A escolha da classe empresarial por participar da Mercopar, dando prioridade técnica e de negócios diante de outros eventos, foi saudada pelo prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho. “Abrigamos não somente o suprassumo, mas a inteligência e o talento tecnológico. Aqui é o momento decisivo para muitas organizações. Sabemos que a época é difícil, que nós, gestores, temos que promover ações para não nos tornarmos síndicos de massa falida. Os segmentos produtivos não podem esmorecer. O foco do Brasil que faz acontecer está mirado para cá, para a Mercopar, fortalecendo parcerias para a retomada da economia. Esta feira é a locomotiva que todos esperavam passar por Caxias”, afirmou o prefeito.

O diretor da Hannover Fairs Sulamérica, Valério Regente, enalteceu a presença de todos e, principalmente, das empresas que não se abateram com o atual cenário. “A Hannover tem um grande compromisso e empenho com esta feira. Que todos tenham um ambiente propício para os negócios e que a indústria saia daqui ainda mais renovada”, disse Regente.

Mais de 400 expositores participam desta edição da Mercopar, apresentando novidades nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. O evento segue até a próxima sexta-feira (09) e tem realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

Fotos do primeiro dia da Mercopar estão disponíveis no nosso Flickr.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

11 de Dezembro de 2024

Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18

SAIBA MAIS

 

11 de Dezembro de 2024

Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: