
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação

Erechim – Os visitantes da Frinape, feira multissetorial que ocorre em Erechim até 15 de novembro também têm a oportunidade de adquirir informações sobre montar um seu próprio negócio ou estimular o crescimento de sua empresa. Para isso basta procurar o Salão do Empreendedor, uma iniciativa inédita do SEBRAE/RS, que oferece uma série de atividades totalmente gratuitas.
Neste domingo, 8 de novembro, Walasse Santos de Souza, um indígena morador de Erebango, procurou o Salão do Empreendedor para buscar informações sobre como conquistar mais clientes e divulgar a cultura indígena. Souza trabalha com a produção de artesanato e já participa de algumas feiras. Na Frinape ele tem estande para comercializar suas peças, mas quer ir além. “Percebo que as pessoas não querem investir muito dinheiro em um brinquedo ou objeto que produzimos, por isso acabamos fazendo peças mais simples sem tanto valor agregado. Mas penso que podemos mudar essa realidade”.

A técnica de atendimento do SEBRAE/RS Andreia Machado atendeu o empreendedor e sugeriu que Walasse mobilize a tribo para que ter uma participação maior em feiras da região, propondo parcerias com as entidades e órgãos promotores destes eventos. “Esse comportamento dos consumidores precisa ser modificado, mas leva tempo para isso ocorrer. Se todo o grupo participar destes eventos, não só com o artesanato, mas promovendo outras ações envolvendo sua cultura, as pessoas passarão a perceber o trabalho como valioso e, consequentemente, consumirão mais”, analisa. Outra sugestão de Andreia para o empreendedor é melhorar o produto e procurar o SEBRAE novamente para dar prosseguimento às orientações. “Aqui no Salão do Empreendedor foi um primeiro contato dele com a instituição. É importante que ele siga com esse objetivo e se dedique para isso”, reforçou.
O Espaço de Atendimento do SEBRAE/RS no Salão do Empreendedor é destinado para aqueles que buscam orientação sobre gestão de negócios, oportunidades e abertura de empresas. No local também há informações sobre a metodologia Canvas. O modelo descreve a lógica de como uma empresa constrói o produto, planeja os canais de entrega e a receita obtida com isso. A intenção é que os empreendedores saiam mais preparados para a construção de um planejamento sólido, pois o Canvas testa várias possibilidades do empreendimento de forma rápida e prática.
Conforme reforça o técnico do SEBRAE/RS Ivandro Rosa de Moraes “o modelo é bastante visual, simplificado e indicado especialmente para quem quer verificar a viabilidade de uma ideia”, conta.
Salão do Empreendedor
Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:
O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.
Confira as fotos do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.